Em vésperas de disputar a final da Taça da Liga de França, Leonardo Jardim concedeu uma entrevista à Agence France-Press em que recordou os primórdios da sua carreira como treinador e alguns episódios ao serviço do Camacha. Pelo meio, o português frisou que se mantém fiel aos valores que lhe permitiram subir a pulso na carreira.

«Estudava e jogava futebol amador. Trabalho como treinador profissional há 22 anos, sendo que 15 foram como treinador principal. A minha personalidade, filosofia e forma de conduzir os homens não mudaram. As minhas equipas marcam muitos golos. Os golos são do coletivo. O ADN do meu futebol vem da minha visão de José Moniz, de quem fui adjunto no Camacha. A cultura de vitória de Mourinho também foi importante para mim», começou por dizer.

 

O técnico português garantiu que o Camacha, primeiro clube na Madeira, «funcionou como o seu laboratório» e recordou um exemplo ocorrido quando dava os primeiros passos enquanto treinador principal.

«Mourinho é mais comunicador do que eu? A minha personalidade concorda. Não preciso, ao contrário de algumas pessoas, de ter um discurso incoerente. Não suporto esse tipo de discurso. Temos de saber lidar com diferentes situações. O Camacha tornou-se no meu laboratório. Por exemplo, um meio-fundista ficou rapidamente cansado depois de treinar connosco. Percebi as especificidades do esforço que o futebol exige», contou.

Leonardo Jardim já tem alguns títulos no seu palmarés. Ainda assim, o madeirense garante que continua tal como era quando iniciou a sua carreira.

«O reconhecimento, os títulos e o salário mudou. A minha maneira de ser e estar continua exatamente igual. Sou o mesmo homem. O salário não é tudo. Recusei uma grande proposta da China no último verão porque continuo ambicioso e quero permanecer ao mais alto nível na Europa. Cada um tem os seus métodos de trabalho e as suas qualidades. Nunca penso que há alguém melhor do que eu», frisou.

Sábado, Jardim vai tentar conquistar o seu segundo título desde que chegou a França. A partida frente ao PSG está agendada para as 20h05.