Rafael Leão assinou na passada quarta-feira pelo Lille. O internacional sub-19 português estava livre depois de ter rescindido com o Sporting alegando justa causa.

Esta quinta-feira, o jogador de 19 anos foi oficialmente apresentado. Leão começou por explicar por que razão escolheu o Lille, 17.º classificado da última edição da Ligue 1.

«Quero agradecer ao Lille por me dar esta oportunidade. Estou muito contente pelo projeto que me apresentaram e espero dar muitas alegrias aos adeptos», começou por dizer, em declarações reproduzidas no site oficial do Lille.

De Préville, Pépé, El-Ghazi, Ponce são alguns dos jogadores com os quais Rafael Leão terá de discutir o lugar. Questionado acerca da concorrência para a frente de ataque, o antigo jogador do Sporting fugiu à questão e sublinhou que só «quer aprender».

«Sei que há na frente muitos jogadores com muita qualidade, mas eu vim para aqui para aprender com estes jogadores. Estou muito contente por aprender com eles todos os dias nos treinos. O resto cabe ao treinador decidir», frisou.

Rafael Leão foi atleta do Sporting durante dez anos. Porém, na sequência dos acontecimentos na Academia de Alcochete – a 15 de maio – o jogador avançou para a rescisão de contrato, alegando justa causa. Esta quinta-feira, o avançado explicou a decisão de sair dos leões.

«Toda a gente sabe o que aconteceu, foi público. A meu ver a violência não leva a lado nenhum e decidi sair», justificou.

O jogador português falou na língua materna durante a conferência de imprensa de apresentação, visto que ainda não fala fluentemente francês. Contudo, Leão espera corrigir rapidamente essa falha.

«Não falo francês, mas já percebo um pouco. Vou ter aulas de francês. Há muitos portugueses aqui que me falaram muito bem do clube e acho que a minha integração vai ser muito boa, há pessoas que falam português e assim é mais fácil para mim», disse antes de afirmar que a Liga francesa «está em crescimento» e de que «precisa de jogar e aprender diariamente».

Por último, Rafael Leão elegeu Ronaldo como o jogador no qual se inspira. «Gosto de muitos jogadores, mas sigo o Cristiano Ronaldo, é óbvio. Sou jovem, vim para aqui para aprender. Estou muito contente por estar aqui, espero que as pessoas em meu redor me ajudem muito. As condições são muito boas e espero fazer uma grande época para atingir um alto nível de futebol», concluiu.