Pela primeira vez na carreira, Florent Malouda vestiu a camisa da sua Guiana natal. O antigo internacional francês participou esta quinta-feira nas meias-finais da Taça das Nações das Caraíbas, que estão a decorrer na ilha de Martinica. Perdeu nos penáltis com a Jamaica (4-2), depois do empate a uma bola no tempo regulamentar. «Talvez tenha faltado frescura no segundo tempo», lamentou o futebolista de 37 anos.

Desempregado desde o ano passado, Malouda deve voltar a jogar no próximo domingo frente aos anfitriões para decidir o terceiro lugar da prova. Na calha estará a presença nos convocados dos selecionadores Jaïr Karam e Marie-Rose Carême para a fase final da Gold Cup 2017. Guiana Francesa está inserida no grupo A e vai defrontar Honduras, Costa Rica e Canadá.

Recorde-se que o antigo médio de Olympique de Lyon e Chelsea fez oitenta jogos pela seleção francesa. Esteve em dois Mundiais e dois Europeus, entre 2006 e 2012. Pode representar a Guiana Francesa porque a seleção não é reconhecida pela FIFA.