Zinedine Zidane prossegue a sua formação como treinador em França, um processo que esteve rodeado de polémica em Espanha. E agora fez um estágio no Marselha, onde assistiu a um treino, com direito a explicações por parte de Marcelo Bielsa.

Zidane chegou na companhia de «colegas» como Makelele ou Diómede. Cumprimentam Bielsa e o o treinador argentino começa por descrever a Zizou, que serve de intérprete, o que se vai passar. E apenas esse momento já é uma lição sobre Bielsa e o seu método.

Começa então por dizer que dará explicações depois do treino, mas depois corrige, com medo de ser mal interpretado, dizendo que não quer parecer presunçoso por se propor explicar.

A seguir recorda como, na derrota frente ao Mónaco, o Marselha esteve os últimos vinte minutos no meio-campo adversário, mas não conseguiu criar oportunidades. E é esse momento, prossegue, que vai reproduzir no treino. Ou melhor, nos treinos.

Explica ainda Bielsa que haverá dois grupos, um no relvado de cima e outro no relvado de baixo:
«Um grupo vai reproduzir esse momento, para que a equipa principal o execute, o veja amanhã. Em cima é um momento futebolístico, o que se passa em campo. E em baixo os recursos para resolver esse momento.»


Bielsa explique sa méthode à Zidane by olympiquedemarseille