O presidente da UEFA Michel Platini fez uma ameaça direta a Franck Ribery anunciando que se o internacional francês for chamado à seleção e recusar jogar, será suspenso por três encontros no Bayern de Munique.

Ribéry anuncia adeus à seleção: «Chegou o momento»

«Franck Ribéry não pode decidir unilateralmente se joga ou não pela França. Se o selecionador Didier Deschamps o convocar, tem de juntar-se à seleção. Se se negar, será suspenso em três encontros do Bayern», disse Platini, numa entrevista publicada este domingo pelo jornal alemão Bild am Sonntag.

De acordo com o líder da UEFA, os regulamentos da FIFA são claros e determinam que a decisão é do selecionador e não de um jogador.

Sobre o caso de Philipp Lahm, que abandonou a seleção alemã, Platini disse que, caso tenha havido acordo entre o jogador e o selecionador Joachim Low, é uma situação distinta. «Contudo, por princípio, não se trata de uma decisão de Lahm, mas de Löw», referiu.

O antigo jogador francês diz que não percebe a decisão de Ribery de não jogar pela seleção, até porque o próximo Europeu vai ser disputado em França, em 2016. «Ele é francês, o próximo Europeu joga-se em França, não na Polónia. Tem de querer jogar», afirmou ainda Platini.