Mais um azar para Sinama-Pongolle. O antigo avançado do Sporting, agora com trinta anos, estava determinado a relançar a sua carreira quando, em janeiro, assinou pelo Lausanne, da II liga da Suíça, mas o sonho desfez-se em dois tempos.

O jogador lesionou-se no decorrer do treino da passada quinta-feira e os últimos exames revelaram o pior cenário para o avançado: lesão nos ligamentos cruzados, paragem de, pelo menos, seis meses.

O clube suíço deu conta da grave lesão, sem especificar o tempo de paragem, deixando apenas um apontamento: Pongolle vai estar indisponível «por muito tempo».

Um golpe duro para o avançado que tinha sido contratado para substituir o romeno Christian Ianu, mas nem chegou a jogar pela equipa onde alinham os portugueses Elton Monteiro e Max Veloso e que é treinada pelo antigo internacional italiano Marco Simone.

Pongolle já tinha sofrido duas lesões graves no mesmo joelho na sua carreira e, na passada quinta-feira, o mesmo joelho voltou a ceder. Apontado como uma das maiores promessas do futebol francês no início da carreira, Pongolle chegou a vestir as camisolas do Liverpool e do Atlético Madrid, antes de assinar pelo Sporting no mercado de inverno da época 2009/2010 naquela que foi uma das transferências mais caras da história do clube de Alvalade..

Nunca se conseguiu impor em Alvalade, também devido a muitos problemas físicos, e, desde então, nunca mais conseguiu reativar a sua carreira, vestindo ainda as camisolas do Saragoça, St. Étienne, Rostov e Chicago Fire, antes deste novo compromisso com o clube suíço.