O Paris Saint-Germain inaugurou nesta quinta-feira a primeira PSG Academy em Portugal.

O projeto, sediado nas instalações da Urban Soccer no Monsanto, Lisboa, paredes-meias com o Grupo Desportivo Direito, foi apresentado por Pedro Pauleta, embaixador do clube francês desde 2008 e das academias desde 2011, e pelo diretor de Merchandising e diversificação da marca do PSG, Fabien Allègre.

«Já temos academias em onze países. É uma honra, um orgulho passar os valores do Paris Saint-Germain e ajudar a fazer crescer a marca do clube, que é esse o objetivo. Queremos dar uma oportunidade a todos os miúdos que quiserem jogar com a camisola do Paris Saint-Germain. O grande objetivo não é formar jogadores para a 1.ª equipa do Paris, mas se alguém sair de uma academia, melhor», começou por dizer Pauleta em declarações aos jornalistas.

Fundada em 2005, a Paris Saint-Germain Academy é destinada a jovens entre os 5 e os 16 anos e tem hoje cerca de 11 mil praticantes espalhados pelos quatro cantos do globo: Brasil, Estados Unidos, Marrocos, Egipto, Índia, Emirados Árabes Unidos e, agora, Portugal, são alguns dos países onde o clube francês tem sementes lançadas.

Tudo em prol da globalização da marca PSG. «Procurar grandes jogadores não é o principal objetivo do nosso clube com este projeto.» Fabien Allègre corroborou a tese de Pauleta, mas vai mais longe. «O principal objetivo é partilhar os valores do clube. Temos 3.800 crianças a jogar na nossa academia em Paris e elas jogam todas as semanas. Funcionam como embaixadoras da nossa marca.»

Fabien Allègre destacou o crescimento exponencial registado no PSG desde que Nasser Al-Khelaifi assumiu a presidência do clube em 2011 e garantiu que a estratégia que tem sido desenhada para o clube deste essa altura é para ser implementada a «longo-prazo».

«Um dos nossos pilares é tornarmo-nos num dos dez maiores franchises do mundo e o outro é tornar o PSG numa marca global. E o projeto da academia faz parte dessa marca global, cujo valor tem crescido muito: quanto vale hoje? Estimamos que valha perto de mil milhões de euros. E isto foi conseguido em seis anos», concluiu.