Uma total maluqueira, assim se pode classificar os derradeiros minutos da última jornada da Ligue 2.

Na ronda das decisões houve lugar a tudo: surpresas, goleadas, reviravoltas, festa e desilusão. Acima de tudo uma coisa: muito, mas muito sofrimento.

Como exercício recomendamos a si, caro leitor, colocar-se no papel de adepto do Lens. A jogar em casa, a sua equipa tinha conseguido vencer e esse resultado colocava-o na zona de acesso direto à Ligue 1.

Entretanto descobre que, num outro jogo, um dos seus principais adversários tinha conseguido uma «remontada» de 2-0 (2-3) aos 88 minutos, que atirava a sua equipa para o play-off de subida. Menos mau.

Só que, de rádio na mão, verifica que outro dos seus adversários diretos conseguiu o golo no último lance da partida (90+6'), que atirou o Lens para a 4.ª posição e, como consequência, matou o sonho da subida.

Deu para ter uma ideia? Pois bem, no fundo isso ajuda a explicar o que se passou.

A última ronda foi dramática para os clubes que lutavam pela subida à Ligue 1. O Estrasburgo, líder da competição, venceu em casa o Bourg Peronnas por 2-1 e sagrou-se campeão, regressando ao principal escalão dez anos depois. Um histórico do futebol francês de regresso aos grandes palcos.

Arrumada a questão do campeão, assistiu-se depois a uma luta frenética pelos 2.º e 3.º postos. A vice-liderança ficou entregue ao Amiens, o tal que marcou o golo da vitória no último lance do encontro com o Reims (1-2).

Este triunfo dramático permitiu ao clube subir à Ligue 1 pela primeira vez em 116 anos de história.

Em terceiro ficou o Troyes, que venceu em casa do Sochaux por 3-2, mas com reviravolta no marcador. A perder por 2-0, o conjunto visitante chegou ao 2-3 aos 88 minutos, que na altura até lhe assegurava o 2.º lugar e a subida direta. O golo do Amiens atirou-os para 3.º.

Quem ficou a chorar no meio de tudo foi, então, o Lens. Apesar de ter vencido em casa o Niort (3-1), o que lhe garantia o 2.º posto e a subida direta, o Lens viu os golos tardios do Troyes e do Amiens roubarem-lhe o sonho da promoção, ficando em 4.º.

Conclusão: Estrasburgo e Amiens foram promovidos à Ligue 1, ao passo que o Troyes vai ter de lutar pela última vaga num play-off.