O Union Berlim ajudou a cumprir o sonho de Sven Beuckert, mas Sven Beuckert foi o responsável pela concretização do sonho de muitos. Esta equipa dos campeonatos amadores alemães atingiu ontem (terça-feira) a final da Taça da Alemanha, ao eliminar o Borussia Moenchengladbach (II Divisão) no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a dois golos ao fim de 90 minutos e de o prolongamento ter terminado sem alterações no marcador. 

Beuckert é o guarda-redes do Union Berlim e tornou-se no herói da equipa ao defender dois penalties no desempate, que terminou 4-2 favorável à equipa amadora (que disputa um escalão equivalente à II Divisão B portuguesa). 

«É um sonho que se torna realidade. Não me interessa quem vai ser o adversário da final, tudo é possível. Queremos ganhar a Taça», referiu o guardião. 

O adversário do Union Berlim na final será o Estugarda ou o Schalke 04. As duas equipas encontram-se esta quarta-feira na outra meia-final da prova. 

O encontro de ontem entre o Union Berlim e o Moenchengladbach esteve quase a ser cancelado, depois do nevão que cobriu Berlim no fim-de-semana. No entanto, cem adeptos varreram o relvado e a partida acabou mesmo por ter lugar. 

Burkovic marcou o primeiro golo do encontro para a equipa da casa, aos 27 minutos, perante 18 mil adeptos em delírio. O Borussia Moenchengladbach, cinco vezes campeão da Alemanha e três vezes vencedor da Taça, conseguiu virar o resultado no segundo tempo, com dois golos de Arie van Lent, aos 61 e 67 minutos. 

Só que o Union Berlim não desistiu e acabou por conseguir o empate a dez minutos do fim, por Steffen Menze. Depois, nos penalties, foi a vez de Beuckert brilhar. 

O Union Berlim é a terceira equipa dos campeonatos amadores da Alemanha a chegar à final da Taça, depois da equipa de reservas do Hertha de Berlim (1993) e do Energie Cottbus (1997), ambas derrotadas no jogo decisivo. 

A final da Taça da Alemanha joga-se a 26 de Maio, no Estádio Olímpico de Berlim. O Union eliminou quatro equipas da II Divisão alemã no percurso para a final, para além do Bochum, da I Divisão. O último troféu dos heróis da Taça alemã remonta a 1968, quando venceram a Taça da República Democrata Alemã.