A Lazio de Fernando Couto venceu esta tarde em Florença, por 4-1, e manteve-se por dentro da corrida ao título italiano. A Fiorentina continua na quarta posição, mas agora a onze pontos do líder, a Roma. 

O primeiro golo, de Nedved, foi fundamental. Até aí a Fiorentina fora a melhor equipa e mandara no jogo, que parecia controlado pelos pés de Rui Costa. O tento do checo, resultado de desatenção dos médios defensivos da equipa viola, mudou tudo. 

A perder, a segunda parte foi toda da Lazio. A Fiorentina, com Nuno Gomes em campo o tempo todo, tentou atacar, Terim fez sair os dois laterais, mas a defesa da equipa romana manteve-se forte, com Fernando Couto e Nesta em bom plano.  

Do lado viola, quase só buracos. Os médios e avançados da Lazio começaram a aparecer isolados perante Toldo. E, assim, os golos apareceram. Crespo marcou duas vezes, aos 57 e 73 minutos. Chiesa ainda reduziu, aos 81 minutos, de grande penalidade. Mas poucos minutos depois, aos 85, Salas encerrou a história. 

Com esta vitória, a Lazio passa a ter 30 pontos e mantém a terceira posição. A Fiorentina é quarta, com 25, mais um que Bolonha e Milan. 

Juventus goleia 

Na frente, Roma e Juventus fizeram o que se esperava: vencer. A equipa romana venceu por 3-0, na capital italiana, o Nápoles. Saber e Quiroga jogaram, mas nada puderam fazer perante Delvecchio, Totti e Batistuta, os autores dos golos romanos. 

A Juventus derrotou a equipa de Vasco Faísca (que não jogou) e Marco Aurélio (saiu lesionado) com três golos de Inzaghi e um do holandês Davids. 

O Parma de Sérgio Conceição foi ganhar a Verona. O português entrou de início e viu um cartão amarelo por protestar aos 40 minutos. A grande figura da partida foi Di Vaio, autor dos dois tentos. Mutu falhou uma grande penalidade para o Verona, aos 71 minutos. 

Jogos e resultados da 16ª jornada 

Domingo:

Brescia-Milan, 1-1

(Hubner, 48m); (Bierhoff, 26m)

Fiorentina-Lazio, 1-4

(Chiesa, 81m, g.p.); (Nedved, 33m; Crespo, 57m e 73m; Salas, 85m)

Juventus-Vicenza, 4-0

(Inzaghi, 8m, 42m e 69m; Davids, 22m)

Inter-Bari, 1-0

(Vieri, 39m)

Roma-Napoli, 3-0

(Delvecchio, 18m; Totti, 39m; Batistuta, 84m)

Verona-Parma, 0-2

(Di Vaio, 37m e 58m)

Udinese-Atlanta, mais tarde 

Sábado

Reggina-Perugia, 0-2

(Materazzi, 19m, g.p.; Liverani, 38m)

Lecce-Bologna, 0-0