O Chile é um dos candidatos à organização do Mundial 2012, para o que terá de competir, para já, com o Brasil e a África do Sul. O presidente da comissão da proposta chilena, Jaime Naranjo, desvalorizou ontem (segunda-feira) as candidaturas concorrentes, não acreditando mesmo que o Mundial 2012 se realize num país africano. 

«A candidatura do Brasil é ridícula. Eles estão à espera de receber um Mundial desde 1950 e a última vez em que estiveram próximos, em 1986, a prova acabou por ir para o México. Quanto à África do Sul, eu não acho que eles tenham condições sociais de ser sede de um Mundial», salientou o dirigente. 

Jaime Naranjo considerou ainda que estes dois países não terão qualquer possibilidade de organizar uma prova de tão grande envergadura já que «estão sempre um passo atrás por causa da violência e dos problemas económicos».  

Quanto às declarações de Joseph Blatter, que indicavam que o Mundial 2012 poderia realizar-se num país do continente africano, Jaime Naranjo considerou que «é necessário ter em conta o contexto em que as declarações foram proferidas», acreditando mesmo que se tratou de uma declaração «diplomática».  

«A nossa candidatura está cada vez mais forte e no caminho certo», concluiu o dirigente chileno.