O presidente da UEFA, Lennart Johansson mostrou-se ontem (segunda-feira) contra a formação de uma Euroliga Atlântica. Holanda, Bélgica, Portugal, Suécia e Dinamarca têm planos para este novo campeonato e estiveram reunidos na semana passada em Bruxelas para discutir a questão. 

Benfica, Sporting, Ajax, Feyenoord, Anderlecht, Brugges, Glasgow Rangers, Celtic,

Brondby, FC Copenhaga, AIK e IFK são alguns dos clubes associados a esta iniciativa. Depois do encontro de Bruxelas ficou marcada nova reunião para Fevereiro. 

Os clubes dos países nórdicos estão particularmente interessados nesta liga, já que, a ser disputada seria no inverno, quando estes clubes fazem paragens. O presidente da UEFA, que é de nacionalidade sueca, reagiu, dizendo que «a prioridade deve ser dada aos campeonatos nacionais» e uma liga nestes moldes «prejudicaria a sua participação nas ligas caseiras». 

Johansson defende ainda que uma possível Euroliga não devia limitar os clubes participantes: «Todos os clubes devem ter oportunidade de se qualificar. A participação deve ser por mérito e não pela popularidade do clube».  

Os representantes dos clubes interessados vão reunir-se com a UEFA a 12 de Dezembro.