O jogo da final da Taça Havelange, no Brasil, foi cancelado, por decisão do Governador do Rio de Janeiro. O encontro foi interrompido depois da queda de um gradeamento da bancada do estádio de São Januário, que provocou várias dezenas de feridos - as últimas contagens apontam para 45 pessoas hospitalizadas, duas das quais em estado grave.  

O acidente ocorreu aos 24 minutos do jogo entre o Vasco da Gama e o São Caetano, o segundo encontro da final da prova que substitui o campeonato brasileiro, perto das 18h30 portuguesas.  

Aparentemente, a queda da estrutura, por trás de uma das bandeiras de canto, não aconteceu por causa de confrontos, mas porque os adeptos que estavam mais atrás foram escorregando e empurrando os da frente, até que a grade cedeu. 

A seguir ao incidente generalizou-se o pânico no estádio do Vasco, enquanto havia informações contraditórias sobre o prosseguimento do jogo. Os dirigentes do Vasco pressionaram para que a partida se realizasse na mesma, mas as autoridades consideraram que não havia condições de segurança. 

«O mais importante agora é tratar dos que tiveram problemas. O bom senso decidiu que o jogo terminasse», comentou Romário, que tinha sido substituído, por lesão, dois minutos antes do acidente.