PSV Eindhoven e Leeds United empataram esta quinta-feira na Holanda, em mais um jogo sem golos na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. O resultado favorece o Leeds, carrasco do Marítimo na prova, que poderá agora resolver a eliminatória em Elland Road. Depois de parar a entrada fulgurante do PSV, os ingleses equilibraram e a pouco e pouco foram optando por segurar o empate, originando uma segunda parte bem menos emotiva que a primeira.

O PSV Eindhoven começou melhor, com Martyn obrigado a duas grandes defesas nos primeiros seis minutos. O Leeds demorou a encontrar-se e Bruggink voltou a criar perigo à passagem do 13º minuto, cabeceando ligeiramente ao lado. Só depois a equipa inglesa conseguiu sacudir a pressão e andou muito perto do golo aos 22 minutos, num lance confuso em que Viduka chegou a acreditar que tinha marcado, mas Hesselink salvou sobre a linha. A primeira parte prosseguiu a bom ritmo, com o domínio dividido e a incerteza no marcador.

A incerteza manteve-se no segundo tempo, mas a qualidade do jogo decaíu muito. As oportunidades de golo começaram a rarear e o Leeds pareceu dar-se por satisfeito com o empate na Holanda, que abre boas perspectivas para a segunda mão, a realizar no norte de Inglaterra. O ritmo quebrou, com muitas faltas, e o nulo tornou-se uma inevitabilidade.

Ficha do jogo:

Estádio Philips, em Eindhoven

Árbitro: Stefano Braschi (Itália)

PSV Eindhoven - Lodewijks; Bogelund, Ooijer, Hofland (Nikiforov, 67m) e Bouma; Rommedahl, Van Bommel, Vogel e Bruggink (De Jong, 35m); Gakhokidze e Hesselink (Kezman, 60m)

Leeds United - Martyn; Mills, Ferdinand, Matteo e Harte; Bowyer, Dacourt, Bakke e Kewell; Alan Smith e Viduka

Resultado final: 0-0