Jeff Astle, antigo internacional inglês, morreu devido aos inúmeros cabeceamentos efectuados ao longo de 20 anos de carreira. O ex-futebolista faleceu em Janeiro desde ano devido a uma doença cerebral, com 59 anos. A causa da morte foi esta segunda-feira determinada por um tribunal britânico.

Nos anos 60, quando ainda se jogava com pesadas bolas de couro, Astle, que se destacou no West Bromwich Albion (WBA), era temido pelo seu notável jogo aéreo. «Em 1997, mostrou sinais de deterioração do cérebro. Os traumatismo na sua parte frontal tiveram provavelmente causas importantes na sua morte», considerou o juiz Andrew Haigh.

«Constatei que tinha traumatismos cerebrais idênticos aos observados nos pugilistas. É bem provável que tais traumatismos tenham sido causados ao bater com a cabeça numa bola pesada», afirmou o médico neuropatologista Derek Robson, que emitiu um parecer sobre a questão.

Astle apontou 174 golos em 361 jogos pelo WBA e conquistou a Taça de Inglaterra em 1968. Nessa edição da prova, marcou pelo menos um golo de cabeça por eliminatória. Outros jogadores já tinham tentado, sem sucesso, que estabelecesse uma relação causa-efeito entre os repetidos cabeceamentos com as bolas antigas e as doenças cerebrais.