A Holanda continua a abrir caminho na introdução das novas tecnologias como auxílio da arbitragem no futebol. Desta vez, e de acordo com o presidente da federação, a liga holandesa quer tornar-se pioneira na introdução do vídeo-árbitro.

«O vídeo-árbitro estará em algum lugar fora do estádio, pode estar por exemplo numa carrinha com bons ecrãs para ver o jogo», referiu Michael Van Praag.

«Com um sistema de áudio no ouvido, funcionará como um árbitro assistente, em contacto direto com o árbitro principal. Ele pode, enquanto vê as imagens, dizer ao árbitro que uma falta é para amarelo ou vermelho, se é ou não grande penalidade. A partir daí o árbitro pode basear a sua decisão imediatamente numa opinião factual.» 

As propostas para a arbitragem vistas por Pedro Henriques

O presidente da federação holandesa proferiu estas declarações à saída de uma reunião com árbitros, em Groningen, e lembrou que a Holanda foi pioneira na introdução de um projeto piloto com vídeo-árbitro: este ano, durante alguns jogos do campeonato holandês e num jogo amigável da seleção, foi testada esta solução, embora sem influência direta nas decisões do árbitro porque a FIFA não permite.

Ora essa é nesta altura a preocupação de Michael Van Praag: só com a autorização da FIFA pode haver vídeo-árbitro em jogos oficiais.

Nesse sentido, a federação vai fazer chegar ao Comité da competições da FIFA um pedido oficial para introduzir esta solução em todos os jogos da liga holandesa já na próxima temporada.