O Lille partiu para a última jornada no sexto lugar, mas defrontou o quinto Saint-Étienne, que tinha mais um ponto, e sabia que só um triunfo servia para conseguir a última vaga europeia.

Com Éder e Ronny Lopes no onze, foi o português a ser decisivo ao marcar o único golo do encontro, de grande penalidade. Tal como Hélder Postiga colocou o Rio Ave na Liga Europa, Éder fez o mesmo com a equipa francesa e acabou a Ligue 1 com seis golos marcados.

Leia a ficha de jogo do Saint-Étienne-Lille, 0-1

O Mónaco, com Ivan Cavaleiro, Moutinho, Ricardo Carvalho no onze e Hélder Costa como suplente utilizado, entrou em campo para defender o seu terceiro lugar e conseguiu o objetivo. Triunfo por 2-0 sobre o Montpellier, com golos de Cavaleiro e de Fabinho, de grande penalidade.

Assim, o Mónaco garantiu o terceiro lugar e um lugar no play-off de acesso à Liga dos Campeões.

A despedida da «lenda» Ibrahimovic

O já campeão PSG recebeu o Nantes para a despedida do seu capitão Zlatan Ibrahimovic e o sueco disse «adeus» em grande. Marcou a abrir e a fechar na goleada por 4-0, com Lucas Moura e Marquinhos a marcarem pelo meio.

Zlatan Ibrahimovic despede-se de Paris novamente como melhor marcador da Ligue 1 com 38 golos marcados.

A emoção da salvação do Toulouse e descida do Reims, GFC Ajaccio e Troyes

O Lorient, com Raphael Guerreiro a titular, venceu o GFC Ajaccio por 1-0, e «mandou» o adversário para o segundo escalão do futebol gaulês. Moukandjo foi o autor do golo solitário.

Quem também desceu foi o Reims, que apesar do triunfo sobre o segundo classificado Lyon (com Anthony Lopes a titular) por 4-1 não conseguiu a salvação, por culpa do Toulouse, que também venceu no terreno do Angers, por 3-2.

O Toulouse até perdia a 15 minutos do fim por 2-1, mas em dois minutos chegou à vantagem. Braithwaite empatou e Bodiger marcou o tento da manutenção.

Noutros jogos da noite, o Troyes despediu-se da Primeira Liga francesa com um empate com o Marselha, que teve Rolando a titular. Os marselheses acabaram a decepcionante época no 13º lugar.

O Nice, com Ricardo Pereira como lateral-esquerdo titular, foi ao terreno do Guigamp vencer por 3-2 e garantiu o quarto lugar e a Liga Europa. Plea bisou e Seri, ex-FC Porto e Paços de Ferreira, fez o outro golo da equipa do português. O Rennes, de Pedro Mendes, perdeu na despedida do campeonato com o Bastia por 2-1. Kamano marcou os dois golos dos visitantes.

Por fim, o Caen recebeu e venceu o Bordéus por 1-0, com golo de Delort.

Confira a classificação final da Liga francesa.