O IFAB, o organismo que supervisiona as leis de jogo do futebol, recomendou que seja estudada a possibilidade de exclusões temporárias nos jogos profissionais, com o objetivo de reprimir os desvios de conduta dos jogadores. A recomendação foi aprovada em Londres, na reunião anual do conselho do IFAB.

Em 2017, o IFAB tinha feito uma recomendação idêntica, mas para as categorias amadoras, jovens, veteranos e futebol adaptado, sob reserva de aprovação das federações nacionais e das confederações. Até agora, o futebol profissional estava fora deste tipo de suspensões.

O conselho de administração do IFAB também apoiou uma proposta, que vai ser aprovada, que limita ao capitão de equipa a aproximação ao árbitro em certas situações de jogo.

O conjunto das propostas vai agora ser examinado na assembleia geral do organismo, em março de 2024, em Glasgow.

Pierluigi Collina, presidente da comissão de árbitros da FIFA considera que a experiência feita com os amadores foi "concludente" e que se pode avançar mais.

"Falamos agora de um nível mais elevado, altamente profissional. Devemos elaborar algo que funcione e que seja digno do futebol de alto nível", disse o antigo árbitro.