Contas fechadas na Premier League. Chelsea, City, Arsenal e United mantiveram as posições no topo da classificação e a equipa de Louis Van Gaal vai ter de jogar o «play-off » de qualificação para a Liga dos Campeões. Tottenham e Liverpool também garantiram a Liga Europa, mas a equipa de Anfield, goleada pelo Stoke na despedida de Steven Gerrard (1-6), arriscou perder a última vaga para o Southampton de José Fonte. No fundo da classificação, o Newcastle respira de alívio, com um golo de Jonathan Gutierrez, e é o Hull que fica condenado a acompanhar o Burnley e o QPR para o segundo escalão.

Confira a classificação final da Premier League
 
Vamos por partes. Começamos pela consagração do Chelsea com uma vitória sobre o Sunderland (3-1) no jogo que serviu de despedida para Didier Drogba e também para homenagear os campeões de 2005. A equipa de José Mourinho ainda esteve a perder, a partir dos 26 minutos, altura em que Steven Fletcher abriu o marcador, mas conseguiu empatar antes do intervalo, numa grande penalidade convertida por Diego Costa, antes de reclamar os três pontos com dois golos de Loic Remy na segunda parte.
 
O City, segundo classificado, cumpriu o seu papel, com uma vitória sobre o Southampton de José Fonte (2-0), com golos de Lampard (31m) e Aguero (88m), que serve, acima de tudo ao Liverpool que, assim, pôde conservar o sexto lugar apesar da embaraçosa derrota diante do Stoke (1-6).


 
Ainda no topo da classificação, o Arsenal fica com o último lugar do pódio depois de golear o West Brom (4-1) com um «hat-trick» de Walcott, enquanto o United, no quarto lugar, fica obrigado a jogar o play-off de acesso à liga milionária depois de não ter ido além de um empate sem golos no terreno do condenado Hull City.
 
O Hull precisava de ganhar e esperar por um desaire do Newcastle para poder aspirar a ficar mais um ano na Premier League, mas os Magpies, que recebiam o West Ham, não facilitaram e garantiram a permanência com golos de Moussa Sissoko (54m) e Jonas Gutierrez (85m), este último pleno de significado, tendo em conta que o internacional argentino recuperou de um cancro nos testículos que só lhe permitiu começar a época em finais de setembro.

Confira todos os resultados e a classificação final da Premier League