O Burnley assegurou esta segunda-feira o regresso à Premier League inglesa, ao vencer o Queens Park Ranger por 1-0, em jogo da 45.ª jornada, um ano depois de ter sido despromovido ao segundo escalão.

A uma jornada do final do Championship, a equipa comandada por Sean Dyke ocupa a primeira posição, com 90 pontos, mais dois pontos do que Middlesbrough e Brighton, que no próximo sábado disputam a segunda promoção automática.

A terceira vaga para a divisão principal da Liga inglesa será decidida entre as quatro equipas que no final da temporada estiverem classificados entre o terceiro e o sexto lugares.

Para se sagrar campeão, o Burnley precisa agora de vencer o Charlton Athletic, que ocupa a 22.ª posição e será despromovido.

Trata-se da terceira vez que o Burnley é promovido à Premier League, na qual nunca conseguiu permanecer mais do que uma temporada - 2009/10 e 2014/15. Até aos anos 70, antes da atual designação do campeonato, o emblema era presença assídua no primeiro escalão e sagrou-se campeão em 1959/60 e 1920/21