David Villa refere-se a Pep Guardiola como «uma dos melhores treinadores da história do futebol» e está convencido que o técnico catalão vai conduzir o Manchester City à conquista da liga dos Campeões. A terminar a época no New York City FC, na Major Soccer League (MSL), o internacional espanhol, atualmente com 34 anos, quer fazer, pelo menos, mais uma temporada.

A verdade é que o City, depois do triunfo sobre o Barcelona, no início do mês, está agora a apenas a uma vitória de garantir a qualificação para os oitavos de final da liga milionária. Uma vitória sobre o Borussia Mönchengladbach no próximo dia 23 será suficiente, mas David Villa está convencido que Guardiola vai mesmo chegar à final e que vai levantar o troféu em Cardiff.

«Considero que o City está entre os candidatos a vencer a Champions. Já têm estado entre a elite, mas agora ainda mais com Guardiola ao comando», destacou o internacional espanhol em entrevista à Sky Sports. «Têm estado a praticar bom futebol nesta fase e tenho a certeza que vão ter uma possibilidade de ganhar com o Pep», acrescentou.

David Villa passou a melhor fase da sua carreira no Barcelona, sob o comando de Guardiola. «É um dos melhores treinadores da história do futebol e sinto-me orgulhoso por ter trabalhado com ele. O seu estilo passa por ter a bola, procurar ser ofensivo e atacar e quando perdes a bola, recuperá-la o mais rápido possível», contou.

Nos três anos em que jogou no Barça, Villa conquistou oito troféus, antes de ajudar o Atlético Madrid a conquistar o título em 2013/14. Agora, aos 34 anos, joga no New York City onde já conta com 41 golos marcados nos 63 jogos em que participou.

David Villa não escondeu alguma desilusão depois da pesada derrota do New York diante do Toronto (0-5), na segunda mão dos play-off da MLS,  mas não tenciona terminar já a carreira. Olhando para o seu país, Villa defende que o Barcelona vai continuar a dominar o futebol europeu por muitos anos. «Penso que o domínio do Barça nunca vai terminar porque eles têm os melhores jogadores do Mundo. Não é surpresa a maioria dos jogadores querer jogar lá», referiu.

Quanto à Bola de Ouro, David Villa destaca os três avançados do Barcelona, Messi, Suárez e Neymar, a par de Cristiano Ronaldo. «Não sei que vai ganhar, mas tenho a certeza que será entre Leo Messi, Luis Suarez, Neymar – e Cristiano Ronaldo. Messi, Suarez e Neymar têm demosntrado que podem jogar juntos, São os melhores avançados do Mundo e têm uma grande relação entre eles. São a melhor força de ataque nesta altura», referiu ainda.