Howard Webb deixa de ser árbitro, ao fim de 25 anos de carreira, para assumir um novo papel na arbitragem inglesa. O antigo polícia passa a ser diretor técnico da PGMOL, um cargo criado recentemente no organismo que regula a elite da arbitragem em Inglaterra.

Webb será responsável por supervisionar a direção técnica e as normas que regem o desempenho dos árbitros em campo, gerir o programa e sistema de treino e vai ainda trabalhar no programa de desenvolvimento que guia os árbitros do nível 3 até ao «Select Group», o topo da arbitragem.

O antigo árbitro terá ainda um papel virado para o público, informando e educando as pessoas sobre matérias ligadas à arbitragem.

«Estou muito entusiasmado por começar este novo capítulo, depois de 25 anos maravilhosos e gratificantes no campo», disse Howard Webb, citado pelo site da Premier League. «Passei mais do que uma década com o "melhor lugar da plateia" em jogos da Premier League, tive a sorte de participar em nove provas da UEFA e da FIFA e dirigir as finais da Liga dos Campeões e do Mundial.»

O PGMOL é um organismo que foi criado em 2001 para melhorar a arbitragem. Uma equipa de treinadores, encabeçada por Mike Riley, tem como função cuidar do treino e desenvolvimento dos árbitros e assistentes - da Premier League, Football League e competições da FA. É ainda responsável pelos árbitros de topo, os 18 árbitros profissionais que pertencem ao «Select Group».