Jürgen Klopp pediu à FIFA celeridade na tomada de uma decisão relativamente ao triângulo que envolve Liverpool, Joel Matip e a seleção dos Camarões, atualmente a disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Recorde-se que Joel Matip deixou de representar a seleção camaronesa em 2015 por causa de divergências. Acontece que, apesar de não ter sido convocado para a competição, Hugo Broos, treinador belga que orienta os Camarões desde o ano passado, tinha outros planos para ele e tentou incluí-lo nos eleitos.

Ora, os responsáveis da seleção camaronesa entendem que, apesar da decisão tomada em 2015 pelo defesa de 20 anos, há indícios de que o Liverpool pressionou o jogador a recusar uma possível convocatória para o CAN. Caso isto ficasse provado, Matip não poderia ser utilizado pelo clube inglês (que também incorreria a uma sanção) enquanto a seleção camaronesa estivesse em prova na referida competição.

O emblema inglês nega esta versão e emitiu um comunicado neste domingo, pouco antes do embate com o Manchester United. Mais: os «reds» pediram um esclarecimento à FIFA sobre a situação, mas o organismo máximo do futebol mundial ainda não se pronunciou.

Por isso mesmo, alega o Liverpool, Joel Matip não foi convocado para o clássico com a equipa de José Mourinho, situação que deixou Jürgen Klopp agastado. «Entendemos que o Joel [Matip] está retirado do futebol internacional e nós, o clube, fizemos tudo o que tínhamos de fazer para esclarecer isto, mas até agora não temos a resposta de que precisamos para ter a certeza de que ele pode jogar», referiu.

«Não podíamos correr o risco, mas precisamos de ter uma resposta o mais depressa possível, porque temos o próximo jogo na quarta-feira e depois outro jogo e mais outro jogo. Não podemos esperar para sempre», acrescentou.