O Manchester City foi derrotado pelo Manchester United em dérbi de pré-época disputado em Houston (EUA), mas Pep Guardiola ficou encantando com a exibição de Phil Foden, médio de apenas 17 anos que lançou a titular.

«Não tenho palavras. Gostava de ter as palavras certas para descrever o que vi. Vocês (jornalistas) são uns sortudos, pois viram a estreia deste rapaz na equipa principal do Man City. Há muito tempo que não via nada assim. A exibição dele foi de outro nível», começou por dizer o técnico dos citizens.

«Tem 17 anos, é um jogador formado na academia do City, adora o clube. É uma dádiva», acrescentou Guardiola, que admitiu a possibilidade de manter Foden na equipa principal para a temporada 2017/18. «Ele é especial», resumiu.

O técnico deixou ainda elogios às «exibições espetaculares» dos reforços Ederson (ex-Benfica) e Kyle Walker (ex-Tottenham), mas foi Phil Foden que o deixou deslumbrado.

Nascido em Stockport, Foden entrou para o Manchester City como sub-9. Esquerdino, pode jogar como «10», como médio interior em 4x3x3, ou a partir de uma ala. Participou recentemente no Campeonato da Europa de sub-19, prova em que marcou dois golos, um dos quais na final, perdida nos penáltis para a Espanha, que empatou a decisão com um golo ao sexto minuto de compensação.