José Mourinho revelou que já recusou uma proposta para treinar no futebol chinês, embora não tenha adiantado o nome do clube. O técnico do Manchester United salienta, porém, que entende quem aceita os convites milionários que costumam sair daquelas paragens.

A conversa veio a propósito de uma alegada proposta por Wayne Rooney, que Mourinho disse ser «gigante» e poder «proporcionar uma experiência interessante».

«Eu próprio já recusei uma boa proposta para ir para a China, mas não critico quem decide ir. É a escolha deles, a vida deles. Só eles podem dizer o que querem para o futuro. Há treinadores na Premier League que têm criticado mas eu não faço isso», garantiu, em declarações reproduzidas na imprensa inglesa.

De qualquer forma, Mourinho admitiu que o poderio do mercado chinês é um problema para as Ligas tradicionais. «Se estamos a negociar uma renovação com um jogador e lhe oferecemos 5 milhões de libras por ano e eles oferecem 25 milhões, temos um grande problema», admitiu.

«Talvez o jogador escolha os 5 milhões porque prefere futebol. Ou os 25 milhões porque prefere dinheiro», acrescentou.

Mourinho diz mesmo que está «preocupado» porque os clubes chineses conseguem oferecer contratos «impossíveis na Europa». Mas, de qualquer forma, salientou, em jeito de provocação: «No final de contas, um jogador que prefere ir é um jogador que, provavelmente, não serve para ti.»