O sérvio Nemanja Matic vive uma espécie de segundas núpcias no Chelsea, desta vez com o estatuto de reforço requerido por José Mourinho. O médio viajou para o Estádio da Luz para reforçar o Benfica no início da temporada 2011/2012, envolvido na transferência de David Luiz para o Chelsea então treinado por André Villas-Boas.

Morou em Lisboa durante três temporadas, até ser novamente chamado a apresentar-se em Londres. Numa análise a todo o processo, José Mourinho aponta o erro estratégico do clube em ter abdicado do internacional sérvio, acrescentando que no futuro os londrinos devem proteger-se neste tipo de negócios.

«Se estivesse no clube na altura o Matic nunca, mas nunca tinha saída. Tendo em conta a sai idade, é importante que o clube de origem seja protegido porque por vezes estes jogadores acabam por ter uma evolução muito positiva», sublinhou o special one antes de revelar detalhes sobre o regresso do médio, de 27 anos, a Stamford Bridge.

«O Chelsea foi determinado em trazê-lo de volta. Nós queríamos um médio e havia três ou quatro hipóteses. A melhor opção era um jogador que já estava envolvido num outro negócio. Por isso, o Chelsea foi determinado a perguntar se tínhamos a certeza de que o Matic era a melhor opção», contou Mourinho.

O treinador português, que levou o Chelsea à conquista da Taça da Liga Inglesa já no decorrer desta temporada, acredita que os erros ajudaram o clube a crescer e a agir de forma mais incisiva no mercado.

«Provavelmente no futuro se o Chelsea negociar um jovem jogador vai manter o controlo da situação. Passaram por cá tantos jogadores nos últimos anos que é difícil encontrar uma filosofia. Para um treinador o Matic podia ter o perfil correto, mas chegava outro e dizia que era para sair porque não gostava dele. Essa filosofia é mais facilmente implementada pela Direção», apontou Mourinho antes de falar sobre a importância do sérvio no esquema do Chelsea.

«Matic é muito importante para o equilíbrio da nossa equipa. Desenvolvemos a nossa ideia de jogo a pensar nas suas características para aquela posição. Toda a gente se sente confortável com ele no meio campo. Kur Zouma desempenhou bem as funções em dois jogos, mas é um defesa central», rematou.