Pep Guardiola é o treinador do Bayern de Munique, mas na próxima época não continuará ao leme dos bávaros. Carlo Ancelloti já foi oficializado no campeão alemão, o que deixa Guardiola livre para enfrentar um novo desafio. Inglaterra será o próximo passo, tal como indicou o espanhol.

«Quero treinar na Premier League. Quero ter a experiência das emoções e dos estádios ingleses. Tenho 44 anos e é o momento certo para ir», afirmou o técnico em conferência de imprensa.

Guardiola quer a Premier League e a Premier League também chama pelo treinador, pelo menos foi o que afirmou: «Tenho várias ofertas de Inglaterra mas não assinei por ninguém ainda. Quando eu tiver um novo clube, o clube irá comunicá-lo. Até ao momento, não posso dizer mais nada, porque nada está definido».

O catalão está a cumprir a terceira época no clube alemão e diz que um período de três anos num clube é suficiente. Recorde-se que já no Barcelona apenas esteve por três temporadas ao leme do clube: «É a segunda vez que eu estou num clube. Três anos bastam. Preciso de um novo desafio.»

Sobre a sua passagem pelo Bayern, Guardiola afirmou que «era um sonho, é um sonho» e que está «muito grato» pela oportunidade que teve em treinar os bávaros.

Venceu apenas títulos nacionais, mas recordou que ainda falta disputar mais uma Champions e que seria a cereja no topo do bolo essa conquista: «Vencer a Liga dos Campeões faria com que a minha passagem aqui ficasse completa.»

O atual técnico referiu ainda que o facto de já saber que não continua no comando do clube em nada afetará o seu comportamento: «Dou o melhor por estes jogadores e farei isso até final. A Bundesliga é um título muito importante, mostra como nós somos profissionais. A Champions é um momento.»

O treinador espanhol referiu ainda que não foi pelo dinheiro que não continuou, que voltará a Munique porque deixou muitos amigos na cidade e garantiu que não vai levar ninguém com ele: «Não levarei nenhum jogador comigo. Eles ficam aqui [no Bayern].»

Guardiola falou ainda sobre o seu sucessor: «Treinadores vêm e vão mas penso que Ancelotti é uma escolha perfeita e desejo-lhe o melhor.» A atualidade de Madrid também não lhe foi indiferente e desejou também a Zidane «tudo do melhor».