Petr Cech fez história esta segunda-feira na Premier League ao não consentir golos na vitória do Arsenal sobre o Bournemouth (2-0), no jogo que ofereceu a liderança da classificação à equipa de Arséne Wenger. O internacional checo passou a ser, assim, o guarda-redes com mais jogos sem sofrer golos da história da liga inglesa.

O recorde impressionante que se traduz em 170 jogos sem sofrer golos [clean sheets, como dizem os ingleses], batendo a marca de outros históricos da Premier League como David James (169), Mark Schwarzer (152), David Seaman (142), Nigel Martyn (138), Pepe Reina (134), Van der Sar (134), Brad Friedel (132), Tim Howard (130) e Peter Schmeichel (129).

«Penso que ele pode estar muito orgulhoso disso, é uma marca notável. Uma vez mais, penso que as pessoas não têm noção do empenho que está por trás deste recorde, a sua concentração, a coerência que tem na sua atitude. Além disso, é um guarda-redes notavelmente dotado», destacou o treinador francês no final do jogo.

Petr Cech jogou onze temporadas no Chelsea antes de assinar pelo Arsenal no início da corrente temporada, depois do clube de Stamford Bridge ter garantido a contratação de Thibaut Courtois.