Foi há 25 anos, a 15 de agosto de 1992, que arrancou a primeira edição da Premier League que viria a mudar de forma radical o futebol inglês até aos dias de hoje. Um quarto de século recheado de histórias e protagonistas que marcaram a evolução impressionante desta competição que, esta sexta-feira, parte para a sua 26ª edição com mais força do que nunca, com um Arsenal-Leicester marcado para as 19h45.

Tudo se precipitou em maio de 1992 quando os clubes decidiram romper com a Football League e num espaço de poucos meses lançaram a nova competição – a FA Premier League - que, nos últimos anos, ganhou dimensão e ultrapassou, em quase todos os capítulos, a Série A italiana e mesmo a liga espanhola com um crescimento brutal.

Direitos televisivos 2016/17: Chelsea recebe mais de 170 milhões de euros

Há 25 anos, entre as 22 equipas que começaram a primeira edição, havia apenas 13 estrangeiros (não ingleses ou irlandeses) num total de 242 jogadores. Na última jornada de 2016/17, nos últimos dez jogos, jogaram 112 estrangeiros de um total de 220 jogadores.

Nestes 25 anos, passaram pela Premier League 49 clubes, 3,835 jogadores (até 2016/17) e 221 treinadores. Realizaram-se quase dez mil jogos, marcaram-se mais de 25 mil golos, mas houve apenas seis vencedores diferentes até à data: Manchester United (13 vezes), Chelsea (5), Arsenal (3), Manchester City (2), Blackburn Rovers (1) e Leicester (1).

Como o Huddersfield Town subiu e se pode tornar concorrente do Benfica

O Manchester United, conduzido pelo lendário Sir Alex Ferguson, é o maior vencedor desta bonita história, com treze títulos de campeão, mas pelo meio também houve o Balckburn Rovers de Alan Shearer e Chris Sutton, o «invencível» Arsenal de Arséne Wenger e Thierry Henry, o renascido Chelsea de Abramovich e Mourinho e, mais recentemente, o surpreendente Leicester de Ranieri e Vardy.

A assinalar a data, no dia em que começa a edição 2017/18, o Maisfutebol apresenta-lhe 25 incontornáveis protagonistas. Podiam ser muito mais, tantos foram os nomes a brilhar nesta competição, mas optámos por escolher apenas um por cada ano da Premier League.

As figuras da Premier League

1º Brian Deane, o primeiro golo da nova era

Ficou para a história como o autor do primeiro golo da FA Premier League quando representava o Sheffield United numa vitória sobre o Manchester United (2-1) na primeira jornada da temporada 1992/93. Depois deste golo marcado pelo avançado que chegou a representar o Benfica, até ao final da última época, foram marcados mais 25,768 golos.

Confira o primeiro golo:

2º Sir Alex Ferguson, senhor Premier League

É a figura maior desta competição, apesar de já se ter retirado há dois anos. Foram 21 anos ao serviço do Manchester United na PL, entre 1992 e 2013, e treze títulos de campeão, contabilizando apenas a era da PL. Em 1999, tornou-se o primeiro treinador a ganhar a tríplice coroa, juntado a Taça de Inglaterra e a Liga dos Campeões à Premier League. No mesmo ano, foi agraciado pela Rainha da Inglaterra com o título de «Sir». Retirou-se a 8 de maio de 2013, depois da conquista do último título e, desde então, o United não voltou a ser campeão.

A emocionante despedida de Alex Fergunson:

3º Peter Schmeichel, uma das imagens de marca da competição

As espetaculares defesas do guarda-redes dinamarquês são uma das imagens ícones dos primeiros anos da Premier League. Chegou a Old Trafford um ano antes do início da nova competição por lá ficou até 1999, altura em que rumou ao Sporting. Ainda hoje é considerado um dos melhores guarda-redes da competição, mantendo a baliza do United inviolada em 42 por cento dos jogos.

Recorde algumas das melhores defesas do «Grande dinamarquês»:

4º Eric Cantona, o «rei» de gola levantada

Outra lenda incontornável do grande Manchester United. Chegou a Old Trafford em novembro já com a primeira edição da Premier League a decorrer, depois de contratado ao Leeds United [ainda chegou a fazer um «hat-trick, o primeiro da era PL, pela equipa de Elland Road), e somou cinco temporadas, com 82 golos. Quem não se lembra do estilo personalizado do francês que jogava com a gola da camisola levantada? A passagem por Old Trafford fica, no entanto, marcada pela negativa, quando, num jogo com o Crystal Palace, depois de ter sido expulso, agrediu um adeptos com um golpe de...«kung-fu».

Momento de loucura de Cantona:

5º David Beckham, a lenda do número 7

Depois de George Best, Bryan Robson e Eric Cantona e ainda antes de Cristiano Ronaldo, David Beckham também deu prestígio à lendária camisola número 7 do Manchester United. Estreou-se no United no primeiro ano da Premier League, com 17 anos, e depois somou 394 jogos, 85 golos e 152 assistências ao longo de dez temporadas em que foi seis vezes campeão.

Um dos melhores golos de sempre na Premier League:

6º Ryan Giggs, 13 vezes campeão

Outra figura marcante da liga inglesa e do United, destacando-se como jogador com mais jogos (632 e 109 golos) e mais títulos (13) na competição. Conta ainda com o registo de ter marcado golos em 21 épocas consecutivas. Fez ainda mais uma temporada depois da saída de Ferguson, assumindo a função de treinador interino, em 2014, depois da demissão de David Moyes. Antes de se retirar, aos 41 anos, era o único jogador no ativo que tinha jogado no campeonato que antecedeu a Premier League.

A despedida de Ryan Giggs:

7º O eterno Arséne Wenger

Muito se falou no final da última temporada da iminente saída do treinador francês do Arsenal, como já tinha acontecido noutras temporadas, mas a verdade é que ele continua por lá, em Highbury, onde já está desde 1996. Este ano vai igualar o recorde de Alex Ferguson, com 21 anos de Premier League, sempre ao serviço dos Gunners. Foi campeão em 1998, 2002 e 2004, mas há treze anos que não vence. Entre outras taças, continua a viver dos rendimentos da sensacional temporada de 2003/04 em que, com o uma equipa que contava com Patrick Vieira, Robert Pires, Ljungberg, Bergkamp e Thierry Henry, entre outros, conquistou a Premier League sem derrotas: 38 jogos, 26 vitórias e 12 empates. Épico!

A armada invencível de Wenger:

8º Thierry Henry, o melhor de sempre?

Ainda hoje é considerado o melhor jogador que passou pela Premier League e é uma das figuras maiores da «armada invencível» de 2004, destacando-se, nesse ano, como melhor marcador, com trinta golos, um ano depois de ter fixado o recorde de vinte assistências. Marcou uma era no Arsenal e na Premier League e tem uma estátua à entrada do Emirates Stadium.

9º Denis Bergkamp, o homem-gelo

Outro jogador da armada invencível do Arsenal que também ficou para a posteridade com uma escultura junto ao estádio dos Gunners. Ficou conhecido como o «homem de gelo» (iceman), pela frieza como marcava os golos e pela forma pouco efusiva como os festejava.

10º Wayne Rooney a marcar desde os 16

Esta época, Wayne Rooney está de volta a Everton, onde se estreou na Premier League, em 2002, com apenas dezasseis anos, com uma vitória sobre o Arsenal (2-1) que pôs termo a uma série de trinta jogos sem derrotas dos «gunners». Na altura tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar na liga inglesa, recorde que, entretanto, já caiu por duas vezes, pelos pés de James Milner e James Vaughan. Desde então, não parou de marcar golos, tornando-se no melhor marcador da Premier League ao serviço de apenas um clube: 183 golos pelo Manchester United.

Recorde o primeiro golo de Rooney:

11º Alan Shearer, ninguém marcou mais do que ele

Antigo avançado do Newcastle, Blackburn Rovers e Southampton foi o primeiro a passar da marca dos 200 golos na Premier League e ainda hoje é o melhor marcador de todos os tempos da competição, com um total de 260 golos. Marcou mais de trinta golos em três temporadas consectivas – 1993/94, 1994/95 e 1995/96. Ainda hoje é o detentor do maior número de «hat-tricks» (11) e do maior número de golos marcados dentro da área (227). É ainda recordista de grandes penalidades, com um total de 56 convertidas. Neste capítulo, também é o que falhou mais, com onze castigos máximos desperdiçados.

Veja alguns dos melhores golos da carreira de Shearer:

12º Frank Lampard, mestre da longa-distância

Se Alan Shearer é o melhor marcador dentro da área, Frank Lampard é o melhor fora dela, com um total de 41 golos, entre 1997 e 2015, nos anos em que representou o West Ham, Chelsea e Manchester City. Jogou treze anos no Chelsea e foi eleito o melhor jogador da PL em 2004 e 2005, sob o comando de José Mourinho.

13º Peter Crouch, a «girafa» goleadora

Uma presença estranha nesta eleição, uma vez que está da longe da qualidade dos outros protagonistas. Mas a verdade é que o desengonçado avançado, com 2,2 metros, também conhecido por «girafa» ou «robot», é o jogador da Premier League com mais golos de cabeça, com um total de 50 marcados com as camisolas do Aston Villa, Southampton, Liverpool, Portsmouth, Tottenham e Stoke City onde ainda joga.

Algumas das melhores cabeçadas de Crouch:

14º Andy Cole, outro nome de golo

Outros dos maiores goleadores da PL, com destaque para a dupla demolidora que formou com Dwight Yorke no United. Antes disso, ainda no Newcastle, estabeleceu o recorde de golos numa só época, em 1993/94, com 34 golos, feito igualado na época seguinte por Alan Shearer ao serviço do Blackburn Rovers. É ainda o detentor do recorde de golos num só jogo, depois de ter marcado cinco na goleada do Manchester United ao Ipswich, a 4 de março de 1995. Feito que, entretanto, já foi igualado por Alan Shearer (1999), Jermain Defoe (2009), Dimitar Berbatov (2010) e Sergio Agüero (2015).

Os grandes golos de Andy Cole:

15º Steven Gerrard, símbolo do Liverpool

Parece incrível, mas o Liverpool, a par do Tottenham, nunca venceu a Premier League. A equipa de Anfield foi campeã pela última vez em 1990, dois anos antes da fundação da PL, mas mesmo assim não deixou de contribuir para a história desta competição, com alguns dos mais lendários jogadores, como é o caso de Steven Gerrard. Um daqueles raros jogadores de um só clube, dedicando 27 anos da sua vida à equipa de Anfield, jogando ao mais alto nível de 1998 a 2015.

O «adeus» de Gerrard:

16º Sol Campbell, o «judas»

Um dos jogadores mais odiados da Premier League, pelo menos pelos adeptos do Tottenham que ainda hoje não esquecem a «traição» que levou o central para o vizinho e rival Arsenal. Depois de quase dez anos nos Spurs, o internacional inglês mudou-se em 2001 para os Gunners onde jogou no período áureo do Arsenal. Ainda hoje ouvem-se cânticos alusivos a Campbell em White Hart Lane.

Spurs não esquecem traição de Campbell

17º Cristiano Ronaldo, seis anos a crescer

Chegou ao Manchester United em 2003, depois de ter impressionado Alex Ferguson no jogo de inauguração do novo Estádio de Alvalade. Chegou a Old Trafford e pediu o número 28, que tinha utilizado no Sporting, mas o treinador escocês atribuiu-lhe o histórico 7 que já tinha sido de George Best, Bryan Robson, Eric Cantona e David Beckham. Começava aqui a lenda que depois bateu recorde atrás de recorde, Foi campeão nas últimas três temporadas em Old Trafford e, ainda antes de rumar ao Real Madrid, conquistou a sua primeira Bola de Ouro. Continua a ser destacado em praticamente todos os melhores onzes de sempre na Premier League e é ainda hoje o melhor marcador do United numa só época da PL (31 golos em 2007/08). Despediu-se da competição inglesa em 2009 com 196 jogos, 84 golos e 39 assistências, só na PL.

Alguns dos melhores do golos de CR7 pelo United:

18º Gianluca Vialli: onze sem britâncios

Entrou para a história como treinador do Chelsea, a 26 de dezembro de 1999, num jogo frente ao Southampton, em que fez alinhar o primeiro onze sem jogadores ingleses ou irlandeses: Ed de Goey (Holanda), Dan Petrescu (Roménia), Emerson Thome (Brasil), Frank Leboeuf (França), Celestine Babayaro (Nigéria), Albert Ferrer (Espanha), Didier Deschamps (França), Gus Poyet (Uruguai), Roberto di Matteo (Itália), Gabriele Ambrosetti (Itália) e Tore Andre Flo (Noruega). Sintomático, tendo em conta que as 22 equipas da primeira Premier League, em 1992, contavam com apenas treze estrangeiros no total.

19º John Burridge, o mais velho de sempre

O antigo guarda-redes do Manchester City é ainda hoje o jogador mais velho a atuar na PL. Foi a 14 de maio de 1995 que fez o último jogo frente ao QPR, quando já tinha 43 anos e 162 dias. Um recorde que dura até aos dias de hoje. Se Burridge foi o mais velho a jogar, Teddy Sheringham foi o mais velho a marcar neste liga. Festejou pela última vez aos 40 anos e 268 dias, no West Ham-Portsmouth, a 26 de dezembro de 2006.

20º Duncan Ferguson, o caceteiro

A Premier League teve sempre um historial de enfant terribles. Já aqui falámos de Eric Cantona, mas também houve Vinie Jones, Roy Keane e Paolo Di Canio. Mas o jogador que viu mais vezes o cartão vermelho foi Duncan Ferguson com um total de oito expulsões em 269 jogos.

21º José Mourinho, o «Special one»

Deixou marca forte na Premier League desde o primeiro dia em que se apresentou como o «Special one» poucos meses depois de ter sido campeão da Europa, em Gelsenkirchen, pelo FC Porto. Além da forte personalidade, o treinador português contou com os milhões do magnata russo Roman Abramovich para revolucionar a equipa de Stamford Bridge, contratando jogadores como Tiago, Drogba, Robben, Kezman, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. Logo no primeiro ano conduziu os Blues à conquista do título que lhes fugia há 50 anos. Volta a ser campeão no ano seguinte, mas no início da terceira época é afastado pelo magnata russo. Acaba por voltar pela porta grande, em 2013, depois de ter sido novamente campeão da Europa pelo Inter Milão e campeão de Espanha pelo Real Madrid, e volta a vencer a Premier League em 2014/15. No início da época seguinte, volta a ser afastado em dezembro, com o Chelsea num modesto 16º lugar. Mas a história de Mourinho na Premier League ainda não terminou. Menos de um ano depois estava de volta ao comando do Manchester United. No primeiro ano ganhou quatro títulos e esta temporada vai procurar devolver ao United o título que lhe escapa desde a reforma de Alex Ferguson.

22º Petr Cech, o checo de capacete

Está agora no Arsenal, mas foi no Chelsea que marcou uma era, com um total de 162 jogos em branco entre 2004 e 2015. Foi uma das figuras do Chelsea de Mourinho depois de ganhar a titularidade a Cudicini. No ano do primeiro título estabeleceu um recorde de 1,025 minutos sem sofrer golos, marca entretanto batida por Van der Sar. A 14 de outubro de 2006, ficou inconsciente depois de um choque com o alemão Stephen Hunt. Acabou por recuperar e regressou, três meses mais tarde, com uma nova imagem: uma proteção na cabeça que continua a utilizar até aos dias de hoje.

23º Kun Agüero e um golo que valeu o título

O avançado argentino foi protagonista num dos títulos mais renhidos da Premier League, em 2011/12. Na última jornada, o United bateu o Sunderland (1-0) e seria campeão se o City de Roberto Mancini não desbloqueasse o empate diante do QPR (2-2). Aliás, aos 90 minutos os Citizens estavam mesmo  a perder, empataram aos 91 e Agüero fez história, aos 94, com o golo que permitiu ao City festejar o primeiro título em 44 anos, o primeiro de dois na Premier League. Além disso, o avançado argentino destaca-se como o último jogador a marcar cinco golos num só jogo, repetindo o feito de outras figuras como Andy Cole, Alan Shearer, Jermain Defoe e Dimitar Berbatov.

O decisivo golo de Agüero:

24º Claudio Ranieri e o conto de fadas do Leicester

Ainda hoje é difícil de acreditar, mas o Leicester foi campeão em 2015/16, rompendo todas as «leis» da Premier League que, até aqui só conhecia cinco campeões. Um ano histórico para o modesto clube do King Power Stadium que, sob a condução de Claudio Ranieri, fez frente a todos os favoritos e chegou mesmo ao fim em primeiro. O avançado Jamie Vardy foi uma das figuras desse super-Leicester ao marcor em onze jogos consecutivos entre agosto e novembro de 2015.

25º Antonio Conte melhor do que Klopp, Guardiola e Mourinho

Nos últimos três anos os orçamentos dos clubes da Premier League explodiram com a injeção de milhões e milhões provenientes dos direitos televisivos. Os melhores jogadores passaram a ser disputados com os grandes da Alemanha, França, Itália e Espanha, mas também começaram a chegar os grandes treinadores. Mourinho regressou pela porta grande, mas também vieram Pep Guardiola (Manchester City), Jürgen Klopp (Liverpool) e Antonio Conte (Chelsea), mas foi o «louco» italiano que venceu a última edição, depois de uma época fantástica em que chegou a pairar no ar a possibilidade de um novo campeão invencível. A primeira derrota foi consentida apenas à 20ª jornada na visita ao Tottenham (0-2).

Todos os campeões da Premier League:

Época Vencedor Segundo Terceiro Melhor marcador
1992/93 Manchester United Aston Villa Norwich Teddy Sheringham (Nottingham/Tottenham): 22 golos
1993/94 Manchester United Blackburn Rovers Newcastle Andrew Cole (Newcastle): 34 golos
1994/95 Blackburn Rovers Manchester United Nottingham Forest Alan Shearer (Blackburn Rovers): 34 golos
1995/96 Manchester United Newcastle Liverpool Alan Shearer (Blackburn Rovers): 31 golos
1996/97 Manchester United Newcastle Arsenal Alan Shearer (Newcastle): 25 golos
1997/98 Arsenal Manchester United Liverpool Chris Sutton (Blackburn), Dion Dublin (Coventry) e Michael Owen (Liveroool): 18 golos
1998/99 Manchester United Arsenal Chelsea Jimmy Hasselbaink (Leeds), Michael Owen (Liverpool) e Dwight Yorke (Manchester United): 18 golos
1999/00 Manchester United Arsenal Leeds Kevin Phillips (Sunderland): 30 golos
2000/01 Manchester United Arsenal Liverpool Jimmy Hasselbaink (Chelsea): 23 golos
2001/02 Arsenal Liverpool Manchester United Thierry Henry (Arsenal): 24 golos
2002/03 Manchester United Arsenal Newcastle Van Nistelrooy (Manchester United): 25 golos
2003/04 Arsenal Chelsea Manchester United Thierry Henry (Arsenal): 30 golos
2004/05 Chelsea Arsenal Manchester United Thierry Henry (Arsenal): 25 golos
2005/06 Chelsea Manchester United Liverpool Thierry Henry (Arsenal): 27 golos
2006/07 Manchester United Chelsea Liverpool Didier Drogba (Chelsea): 20 golos
2007/08 Manchester United Chelsea Arsenal Cristiano Ronaldo (Manchester United): 31 golos
2008/09 Manchester United Liverpool Chelsea NIcolas Anelka (Chelsea): 19 golos
2009/10 Chelsea Manchester United Arsenal Didier Drogba (Chelsea): 29 golos
2010/11 Manchester United Chelsea Manchester City Dimitar Berbatov (Manchester United) e Carlos Tévez (Manchester City): 20 golos
2011/12 Manchester City Manchester United Arsenal Robin van Persie (Arsenal), 30 golos
2012/13 Manchester United Manchester City Chelsea Robin van Persie (Manchester United), 26 golos
2013/14 Manchester City Liverpool Chelsea Luis Suárez (Liverpool): 30 golo
2014/15 Chlesea Manchester City Arsenal Sergio Agüero (Mancheter City): 26 golos)
2015/16 Leicester Arsenal Tottenham Harry Kane (Tottenham): 25 golos
2016/17 Chelsea Tottenham Manchester City Harry Kane (Tottenham): 29 golos

Factos e números da Premier League

Os nomes da Premier League: FA Pemier League (1992/93), FA Carling Premiership (1993 a 2001), Barclaycard (2001 a 2004), FA Barclays Premiership (2004 a 2007), Barclays Premier League (2007 a 2015) e Premier League (2015 a 2017).

As equipas que participaram na primeira edição: Arsenal, Aston Villa, Blackburn Rovers, Chelsea, Coventry City, Crystal Palace, Everton, Ipswich Town, Leeds United, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Middlesbrough, Norwich City, Nottingham Forest, Oldham Athletic, Queens Park Rangers, Sheffield Utd, Sheffield Wednesday, Southampton, Tottenham Hotspur e Wimbledon.

Número de clubes que já participaram na Premier League: 49, já contando com o Brighton & Hove Albion e o Huddersfiled Town que se estreiam em 2017/18.

Número de jogos: 9,746

Número de golos: 25,769

Treinadores que já passaram pela Premier League: 221

Jogadores que jogaram na Premier League: 3,835 de 113 países diferentes. No primeiro ano da PL havia apenas 13 estrangeiros num total de 242 jogadores. Na última jornada de 2016/17 jogaram 112 estrangeiro de um total de 220 jogadores.

Clubes que estiveram em todas as edições: Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham.

Equipas que venceram a Premier League (6): Manchester United (13 troféus), Chelsea (5), Arsenal (3), Manchester City (2), Blackburn (1) Leicester (1).

Guarda-redes que marcaram golos: Peter Schmeichel, Brad Friedel, Paul Robinson, Tim Howard e Asmir Begovic.

Jogadores com mais de trinta golos numa temporada: Shearer, Andy Cole, Kevin Phillips, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Robin van Persie e Luis Suarez.

Vitória mais dilatada na Premier League: Manchester United-Ipswich, 9-0, em março de 1995