Rio Ferdinand, antigo defesa-central do Manchester United e da seleção inglesa, anunciou este sábado o fim da carreira de jogado.

O jogador de 36 anos foi recentemente dispensado pelo  Queens Park Rangers, que desceu à Championship, com quem terminou contrato neste final de época. 

«Após 18 anos como futebolista profissional, sinto agora que chegou o momento certo de abandonar o jogo que amo», lê-se no comunicado do antigo defesa central, que esteve afastado dos últimos jogos do campeonato, na sequência da morte da mulher, Rebecca Ellison, vítima de cancro de mama.

Nessa mensagem, Rio Ferdinand recorda a oportunidade que teve de jogar pelo West Ham, capitanear o Leeds United, vencer a Liga dos Campeões pelo Manchester United e reencontrar o seu primeiro treinador, Harry Redknapp, no Queens Park Rangers.

«Eu vou sempre lembrar as 81 vezes que joguei por Inglaterra com imenso orgulho. Estas são todas memórias preciosas que vou guardar«, acrescentou, agradecendo à mulher, família e aos adeptos de todos os clubes que defendeu.

Ferdinand tornou-se no futebolista britânico mais caro de sempre em 2002, quando se transferiu do Leeds United para o Manchester United, por 29,1 milhões de libras.

«Esta época conclui realmente que chegou a altura de arrumar as botas e ficar em casa a ver os outros a jogar» rematou Ferdinand.