Os responsáveis do Sheffield United irão permitir que Ched Evans, jogador galês condenado em 2011 por violação, volte a treinar com a equipa. A notícia é avançada pela BBC.

O avançado deverá reintegrar os treinos da formação inglesa nos próximos dias. Algo que será visto por muitos como o primeiro passo para um possível regresso à competição. Os dirigentes do clube contactaram os organismos que regulam o futebol em Inglaterra informando-os da sua intenção, aponta a publicação.

Recorde-se que, em abril de 2012, Ched Evans foi condenado a cinco anos de prisão por ter abusado sexualmente de uma jovem de 19 anos, enquanto dois amigos tentaram filmar a cena através de um telemóvel. Libertado no passado mês de outubro, após cumprir uma pena efetiva de dois anos e meio, o jogador continua a declarar-se inocente e quer retomar a sua carreira de futebolista.

O possível regresso do avançado ao futebol tem gerado controvérsia, com Inglaterra a dividir-se. Alguns adeptos do Sheffield United defendem o seu regresso, mas há também quem esteja contra.  Aliás, corre uma petição, com quase 157 mil assinaturas, pedindo ao clube que não aceite o jogador de volta, até porque o seu contrato expirou enquanto este cumpria pena.

A Associação de futebolistas profissionais defende que Ched Evans deve ter a possibilidade de voltar a jogar.

Segundo a BBC, após várias discussões internas, a direção do Sheffield United entendeu que o seu antigo jogador tem o direito de começar de novo, uma vez que já cumpriu a 
sua pena No entanto, o treinador Nigel Clough ainda não decidiu se quer o avançado no plantel, insistindo na ideia de que deixá-lo treinar com a equipa não significa que lhe será oferecido um novo contrato. O técnico remete qualquer decisão em relação ao futuro de Evans para as mãos dos donos do clube.