A derrota desta tarde por 2-0 em casa do Stoke City, no jogo que abriu o Boxing Day e a 18.ª jornada da Premier League, deixa o técnico do Manchester United Louis van Gaal em maus lençóis, sobretudo considerando que os adeptos dos Red Devils entoaram nas bancadas o nome de José Mourinho, apontado como substituto do holandês.

No final da partida, em declarações televisão à Sky Sports o técnico do Manchester United disse desconhecer se mantém o apoio da direção do clube, após somar o terceiro desaire consecutivo na Liga Inglesa e ter caído para o sexto lugar, com 29 pontos.

«Perdi o quarto jogo, pelo que temos de esperar para ver (se existe o apoio da direção). O clube não tem de despedir-me. Por vezes, faço-o eu mesmo», afirmou Van Gaal, na entrevista rápida logo após o final da partida, acrescentando ainda: «Serei o homem para motivar os jogadores? Pois, essa é a grande questão.»

Recorde-se que, insatisfeito com os rumores sobre a sua substituição no cargo por José Mourinho, Van Gaal abandonou a conferência de imprensa de antevisão da partida deste sábado. Um episódio que o técnico de 64 anos tentou explicar: «A minha mensagem era de que a comunicação social estava a divulgar algo que não estava em conformidade com o que ocorre no Manchester United. Não abandonei a conferência de imprensa por estar magoado, porque estou habituado a isso.»

Na próxima segunda-feira, os Red Devils recebem em Old Trafford o campeão Chelsea, agora orientado pelo também holandês Guus Hiddink, em jogo da jornada 19 da Premier League.