O avançado do Leicester City, Jamie Vardy, confessa que não sabe o significa a palavra VAR, muito menos entende como funciona a tecnologia.

O golo do empate da Itália no amigável frente à Inglaterra, na última terça-feira, foi atribuído depois do árbitro da partida ter consultado o vídeo-árbitro para validar a grande penalidade que dá origem ao golo.

«Nem sei o que significa a palavra VAR. Não me perguntem nada sobre isso. Mas a pior coisa é quando dizem que a tecnologia está a ser consultada e ficamos lá, nós e os adeptos, à espera, sem saber o que se está a passar.»

O avançado Jamie Vardy, autor do primeiro e único golo da seleção inglesa na partida, admite que os adversários de Inglaterra terão mais facilidade em entender o vídeo-árbitro por já terem jogado mais vezes com a tecnologia:

«Sei que usam noutros desportos, mas está num ecrã gigante onde todos podem ver as imagens, mas assim ficamos todos só lá à espera. Já jogamos com o VAR na FA Cup, e num jogo em que o Iheanacho marcou, foi imediatamente anulado, nem sequer deu para celebrar, e depois até validaram o golo. Precisa de ser muito trabalhado ainda», adicionou.

Recorde-se que a utilização do VAR foi aprovada para o Mundial 2018. Para além disso, a tecnologia está em vigor em diversas ligas, como na Alemanha, em Portugal, nos Estados Unidos e em Itália.

«Se há nos outros países e resulta, porque não haverá de resultar para nós também? Esperamos que esteja perfeito quando chegar o Mundial», rematou.