O vice-chefe das forças armadas iranianas, Mohammad Hejazi, avisou que o seu país lançará um ataque preventivo contra os seus inimigos, caso sinta que os seus interesses nacionais estão em perigo.

«Se sentirmos que os nossos inimigos querem colocar em perigo os interesses nacionais do Irão, e decidirem fazê-lo, nós agiremos sem esperar pelas suas acções», disse Hejazi à agência noticiosa Fars, numa altura em que são cada vez mais tensas as relações de Teerão com a comunidade internacional, devido ao seu programa nuclear.

Esta segunda-feira, as forças armadas iranianas iniciaram quatro dias de exercícios militares, que se centram na proteção das instalações nucleares, no sul do país.

O Irão assegura que o seu programa atómico tem apenas fins civis, mas as potências ocidentais acusam Teerão de querer produzir armamento nuclear.

Tanto os EUA como Israel não afastaram a possibilidade de uma ação militar contra o regime, com a especulação a crescer sobre a intenção de Telavive lançar um ataque contra instalações nucleares iranianas.