Giorgio Chiellini juntou-se ao coro de críticas contra o candidato à presidência da Federação italiana, Carlo Tavecchio, que se referiu aos jogadores africanos como pessoas que comem bananas. O defesa da Juventus disse que o cargo em causa exige «decoro e personalidade» e que o outro candidato Demetrio Albertini, antigo médio italiano, é o candidato mais adequado.

«Li as suas palavras [de Tavecchio] no dia seguinte e deixaram-me desconcertado», disse Chiellini em conferência de imprensa, acrescentando: «Perguntei... como é que o futebol italiano pode estar a caminhar para esta eleição e se existia alguma solução. Não tenho nada pessoal contra Tavecchio, mas neste momento a única pessoa adequada para o papel é Albertini. Não podemos deixar que o futebol italiano se envergonhe novamente. A seleção está acima de Tavecchio mas temos de evitar ter determinado tipo de pessoas nestes cargos.»

Em causa está uma declaração de Carlo Tavecchio que, utilizando um nome fictício, se referiu aos jogadores africanos como pessoas que comem bananas: «Em Inglaterra informam-se sobre os futebolistas que chegam e, se forem profissionais, são autorizados a jogar. Aqui, ao contrário, chega um Opti Poba [nome fictício], que antes estava a comer bananas e, de repente, se torna titular da Lazio. É assim que é aqui.»

As eleições que determinam quem vai substituir Giancarlo Abete, que se demitiu após a eliminação da seleção italiana do Mundial, estão marcadas para 11 de agosto.