Já lá vão quase 25 anos desde que Francesco Totti cumpriu o primeiro jogo oficial pela Roma.

No âmbito da «bodas de prata» do avançado, de 40 anos, uma marca desportiva decidiu prestar-lhe homenagem através da criação de uma linha de chuteiras e escolheu alguns órgãos de comunicação social europeus para publicarem algumas das reflexões do futebolista a propósito do quarto de século da estreia pela Roma, a começar pelo primeiro jogo pela equipa romana a 28 de março de 1993, quando tinha apenas 16 anos.

«Foi um sonho tornado realidade. [Vujadin] Boskov pediu uma substituição e eu não podia acreditar que era eu o eleito. Para um adepto de futebol, a estreia na equipa principal da Roma é o máximo», recordou em declarações reproduzidas pela revista Líbero.

Totti falou ainda sobre a permanência na Roma, clube onde permaneceu durante toda a carreira. «Quando era miúdo tinha um sonho: fazer toda a carreira a vestir a camisola que amava. E nunca atraiçoei essa ideia. (...) Como romano e seguidor da Roma, foi uma honra completar a minha carreira aqui. Seguramente poderia ter ganho mais título noutro lugar, mas o meu maior triunfo é a minha lealdade à Roma», rematou.