Aí está um bonito gesto de fair-play. A equipa de sub-19 do Dínamo Zagreb tinha batido o Anderlecht por 2-0, em jogo dos oitavos de final da Youth League, mas corria o risco de ser desclassificada, depois de ter feito alinhar, nos últimos sete minutos do jogo, um jogador que estava castigado. O clube belga veio agora pedir à UEFA que não puna a equipa croata porque, segundo defende, considera que o adversário ganhou legitimamente em campo.

De facto, o Dínamo Zagreb venceu por 2-0 e garantiu a presença nos quartos de final, onde, à partida, irá defrontar o Barcelona. O problema surgiu no final do jogo quando se percebeu que Matije Fintica, que entrou em campo já com o resultado definido, era inelegível para esta partida, uma vez que teria de cumprir um jogo de castigo. A UEFA abriu de imediato um inquérito que, à partida, irá ditar a desqualificação dos croatas que serão substituídos pelo Anderlecht nos quartos de final.

No entanto, Jean Kindermans, responsável pela formação do Anderlecht, já veio a público anunciar que o Anderlecht não está interessado em ficar com a vaga dos croatas. «Não queremos ficar com o lugar deles. Bateram-nos com justiça em campo e não queremos beneficiar agora de um recurso, especialmente porque o jogador suspenso não teve qualquer influência no resultado final. Temos a esperança de não sermos chamados para jogar os quartos de final», atirou o dirigente.

O Dínamo Zagreb também pediu à UEFA que não castigue a sua jovem equipa por um erro administrativo. «Depois da vitória do Dínamo sobre o Anderlecht o delegado do jogo descobriu um erro feito pela administração do Dínamo. O Anderlecht decidiu não recorrer porque considera que a foi a melhor equipa que venceu e essa é a essência deste desporto, mas apesar de tudo isto a UEFA decidiu abrir um processo contra o Dínamo», lamenta o clube croata em comunicado.

«Estamos prontos para assumir qualquer penalização financeira, mas esperamos e acreditamos que a UEFA acabe por reconhecer os verdadeiros valores do desporto e que permita à nossa brilhante jovem equipa, que provou o seu valor em campo, jogar nos quartos de final», pede ainda o Dínamo Zagreb.

A UEFA deverá tomar uma decisão na próxima segunda-feira, dia em que também deverá pronunciar-se sobre o bizarro incidente no desempate por grandes penalidades entre o Valencia e o Chelsea.