Jovan Kirovski, lembra-se? Jogou um ano no Sporting, em 2000/01, e hoje em dia é diretor técnico do Los Angeles Galaxy.

O norte americano teve aliás uma carreira cheia, que começou nas camadas jovens do Manchester United, passou por Borussia Dortmund, Sporting, Birmingham e Crystal Palace, antes de terminar nos Estados Unidos... precisamente nos Galaxy.

Ora Kirovski foi precisamente o homem do clube de Los Angeles responsável pela transferência de Ibrahimovic.

Foi ele que arranjou um encontro entre Ibra, o empresário dele e o presidente dos Galaxy, ainda quando o sueco estava no PSG, e foi ele que a partir daí manteve sempre o contacto com o jogador, de forma a convencê-lo a jogar em Los Angeles.

«Eles sabem que eu joguei em grandes clubes e veem o que é o Los Angeles Galaxy hoje em dia. Mas fizéssemos ou não este negócio, este foi um projeto de três anos durante os quais estivemos sempre em contacto. Mantivemos o relacionamento com o jogador e alimentámos a opção de o contratar», referiu Kirovski ao site dos Galaxy.

«Durante todo esse tempo, eu estava constantemente em contacto com ele, apenas para permanecer envolvido, fosse por telefone ou pessoalmente. Ninguém acreditava que isso aconteceria, mas as coisas tornaram-se possível. Não é fácil assinar um contrato com um jogador desta grandeza, mas agora, finalmente cruzámos à linha de chegada.»

O presidente Chris Klein diz de resto que o papel de Kirovski é precisamente este: utilizar o facto de ser um nome conhecido no futebol para trabalhar junto dos jogadores a contratação por parte dos Galaxy. Antes de Ibrahimivoc, o antigo avançado do Sporting já tinha feito o mesmo com Giovani dos Santos, Romain Alessandrini e Jonathan dos Santos.