Responsável por lançar Kylian Mbappé na equipa principal do Mónaco, o português Leonardo Jardim acredita que o avançado, que está a trabalhar à parte no Paris Saint-Germain por recusar renovar contrato, vai ser determinante em qualquer equipa que escolha para prosseguir a carreira.

«Desconheço a decisão que vai tomar. Só posso dizer que Mbappé fará a diferença em qualquer clube que queira. Pode ir para Espanha, ficar em França ou mudar-se para outro país. Tem de ser ele a tomar a decisão e escolher o clube no qual tem mais possibilidades para ser feliz. Aquela geração [do Mónaco] foi muito boa porque também estavam Bernardo Silva e Fabinho, entre outros», afirmou ao La Razón o atual treinador do Al Rayyan, do Qatar.

Jardim recordou ainda que Mbappé «já tinha talento» aos 16 anos, mas «foi a sua mente que o forçou a querer aperfeiçoar-se».

«Na primeira temporada dele na primeira equipa foi ganhando minutos progressivamente, enquanto na segunda ele já explodiu totalmente. A sua segunda metade naquela temporada foi incrível, especialmente na Liga dos Campeões contra adversários como Juventus e Manchester City. Não me surpreendeu. Os melhores clubes queriam contratá-lo e ele preferiu continuar na França para continuar a melhorar perto dos seus», lembrou.

«Não quero dizer se fui o treinador mais importante para Mbappé, isso não me diz respeito. O que posso dizer é que estou contente por ter apostado nele. O meu trabalho como treinador foi preparar Mbappé para se tornar num homem. Surpreendeu-me que em tão pouco tempo tenha ganho mais força e mais velocidade. Ultrapassou todos os prazos na formação e isso é muito complicado naquelas idades», finalizou.