O presidente Associação Europeia de Clubes admitiu a possibilidade de no futuro ser criado um campeonato continental composto por clubes das cinco principais Ligas europeias.

«Não podemos excluir que, no futuro, seja criado um campeonato, europeu que integre os maiores clubes de Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França, sob a égide da UEFA ou de uma organização privada», referiu Karl-Heinz Rummenigge durante um seminário sobre fair-play financeiro, a decorrer em Milão. Quer isto dizer que os clubes portugueses estariam excluídos desta prova.

O presidente do Bayern Munique sugeriu uma competição de 20 equipas com jogos realizados noutros continentes, como a América e a Ásia.

A prova seria uma alternativa à Liga dos Campeões e seria inspirada no modelo americano, apontou o presidente da Juventus, Andrea Agnelli, que considerou que a prova mais importante de clubes a nível europeu está sub-valorizada. 

«A Liga dos Campeões vale 1,5 mil milhões de euros em direitos televisivos, contra quase sete mil milhões na NFL [campeonato de futebol norte-americano]. Os estudos mostram que dos dois mil milhões de adeptos no mundo, 1,6 mil milhões são de futebol e apenas 150 milhões de futebol norte-americano», referiu.