A UEFA anunciou nesta terça-feira várias alterações regulamentares para a Liga dos Campeões e Liga Europa: desde logo, a possibilidade de haver 12 suplentes nas finais europeias.

O organismo que tutela o futebol do continente aprovou uma quarta substituição: que terá lugar, exclusivamente, no prolongamento.

Depois, nas finais europeias, incluindo a Supertaça, a ficha de jogo pode contar com 23 jogadores: ou seja, o banco passa a ter 12 futebolistas.

Outra novidade tem a ver com as inscrições de jogadores em janeiro. Continuam a ser permitidas três trocas, mas sem restrições. Significa isto que a UEFA aproximou-se das ligas nacionais, em que os futebolistas trocam de clubes e podem defrontar o emblema que anteriormente representavam. Sucederá agora na UEFA também.

Os horários dos encontros são também conhecidos: começam às 20h00.

Ainda assim, quatro jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões começam às 17h55 (dois à terça e dois à quarta). Todos os encontros da última jornada disputados à mesma hora.

A Liga Europa disputa-se às mesmas horas, com os jogos das 17h55 a serem definidos após o sorteio.

A Supertaça também se disputará às 20h00, horário aplicado já à próxima, em Talin, Estónia, a 15 de agosto.

A última medida só terá efeito para o Sevilha. Um clube que tenha três conquistas consecutivas, ou tenha vencido cinco vezes a Liga Europa ou antiga Taça UEFA, pode usar um símbolo especial na manga referente a esses troféus.

O Sevilha será a única equipa a poder usar o símbolo por ter vencido a Liga Europa cinco vezes (2006, 2007, 2014, 2015, 2016).