A Taça UEFA vai passar a ter uma fase de grupos logo a seguir à primeira eliminatória. A decisão foi tomada pelo comité executivo daquele organismo, que formalizou nesta quinta-feira as alterações ao formato da competição já anunciadas.

Assim, já a partir de 2004/2005, a prova consiste numa primeira eliminatória aberta a 80 equipas. Os vencedores entram depois numa fase de grupos, com 40 equipas divididas por oito grupos, cada um com cinco clubes. Nesta fase, que vai decorrer nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, não haverá jogos a duas mãos, ao contrário do que acontece na Liga dos Campeões: cada equipa faz apenas quatro jogos, dois em casa e outros dois fora, pré-definidos pelo ranking respectivo, sendo apurados os três primeiros classificados de cada grupo.

Às 24 equipas qualificadas, juntam-se depois oito equipas que virão da Liga dos Campeões, depois de terem sido afastadas da principal competição. Nesta altura volta-se ao sistema de eliminatórias, ainda com cinco rondas pela frente: 16 avos de final, oitavos, quartos, meias e final.

A decisão foi anunciada há pouco pela UEFA, depois de um encontro do Comité Executivo em Nyon, e resulta, segundo a UEFA, de uma «extensa consulta aos principais clubes». O objectivo é tornar a competição mais parecida com a Liga dos Campeões e mais atraente do ponto de vista comercial.

Texto relacionado:

Aigner e a nova Taça UEFA: «Respondemos aos anseios dos clubes»