O Real Madrid e o Manchester United são os clubes com maior valor na Europa, conclui um estudo da consultora KPMG, que coloca Benfica e FC Porto na lista: os encarnados na 21ª posição e os dragões no 28º lugar.

O Barcelona completa o pódio desta análise, que incluiu 32 clubes num ranking que define o «valor empresarial». O estudo chega a esse valor combinando vários parâmetros: rentabilidade, comparando a relação custos/receitas; popularidade, medindo presença nas redes sociais; potencial desportivo, avaliando o valor do plantel; direitos de transmissão televisiva; e propriedade do estádio.

 lideram a classificação dos 32 clubes de futebol com maior valor financeiro da Europa, na qual o Benfica ocupa o 21.ª posição e o FC Porto a 28.ª, indica um estudo da KPMG.

A Liga inglesa é a mais representada no top 10, com cinco clubes – Manchester United, Arsenal, Manchester City, Chelsea e Liverpool. Segue-se a Espanha, com dois, depois a Alemanha, com o Bayern Munique, a Itália com a Juventus e a França, com o PSG.

O top dos clubes com mais valor:

1. Real Madrid, 2,9 mil milhões de euros

1. Manchester United, 2,9 mil milhões de euros

3. FC Barcelona, 2,7 mil milhões de euros

4. Bayern Munique, 2,1 mil milhões de euros

5. Arsenal, 1,6 mil milhões de euros

6. Manchester City, 1,6 mil milhões de euros

7. Chelsea, 1,4 mil milhões de euros

8. Liverpool, 1,2 mil milhões de euros

9. Juventus, 983 milhões

10. Paris Saint-Germain, 843 milhões

(…)

21.º Benfica, Por 288 milhões

(…)

28.º FC Porto, Por 188 milhões