Uma «traição» de Lucas Barrios, internacional paraguaio nascido na Argentina, ditou um empate entre estas duas seleções, em jogo da jornada inaugural do Grupo B da Copa América. O avançado saiu do banco para fazer o 2-2 ao minuto 90, resultado que deixa o Uruguai isolado no primeiro lugar, após vitória sobre a Jamaica.

A Argentina foi superior na primeira parte, e Messi esteve perto de inaugurar o marcador logo aos 18 minutos, quase por acaso, quando desvio um remate de Mascherano, de fora da área. A bola passou bem perto do poste.

Ao minuto 29 a Argentina adiantou-se mesmo no marcador, com Aguero a aproveitar um mau atraso de Samudio e a marcar, depois de contornar o guarda-redes.

Sete minutos depois a equipa orientada por Tata Martino aumentou a vantagem, graças a um penálti «cavado» por Di María, que atirou-se contra as pernas do mesmo Samudio. Messi não falhou da marca de onze metros.

A quatro minutos do intervalo, porém, ficou por marcar uma grande penalidade a favor da Argentina, já que Messi foi mesmo derrubado por Paulo da Silva.

O rigor tático ficou no balneário

Na segunda parte a intensidade foi muito maior, com ambas as equipas a desperdiçarem várias ocasiões de golo.

Messi esteve sempre em evidência, e ao minuto 58 obrigou Anthony Silva a defesa apertada junto ao poste.

O Paraguai respondeu por intermédio de Nelson Valdez, que primeiro obrigou Romero a defesa apertada (59m), mas logo a seguir decidiu tentar de novo e marcou um belo golo de fora da área (60m).

Messi reagiu de imediato, e ficou a centímetros do golo em duas ocasiões. Primeiro com um remate que passou muito perto do poste (63m) e depois ao chegar ligeiramente atrasado a um cruzamento atrasado de Di María (74m). Pelo meio também Pastore tentou a sua sorte, mas Anthony Silva respondeu a grande nível na baliza paraguaia (67m).

As oportunidades sucediam-se a um ritmo alucinante, em ambas as balizas. Nelson Valdez ficou perto do empate com um desvio de calcanhar, logo a seguir (72m), e Samudio tentou redimir-se dos erros na primeira parte, mas Romero evitou o golo com uma grande defesa (77m).

O Paraguai acabaria por chegar mesmo ao empate, ao minuto 90, na sequência de um livre. Paulo da Silva amorteceu de cabeça na área e Lucas Barrios rematou forte, para o fundo da baliza.

A Argentina ainda teve uma última oportunidade, mas Tévez cabeceou ao lado após cruzamento de Di María.