Na terceira tentativa o Barcelona lá conseguiu vencer o At. Bilbao. Depois de ter perdido a Supertaça para a equipa basca (com derrota fora e empate em casa), a equipa de Luis Enrique foi a San Mamés vencer por uma bola a zero.

FICHA DE JOGO
 
O resultado reflete as dificuldades sentidas pela equipa catalã, que perdeu dois jogadores por lesão (Daniel Alves, logo aos 18 minutos, e Busquets, aos 66). Lionel Messi também desperdiçou uma grande penalidade ao minuto 30, a quinta em 43 tentativas para a Liga. Gorka Iraizoz defendeu o remate do argentino e compensou o erro do árbitro, que considerou erradamente que Elustondo derrubou Luis Suárez na área.
 
O guarda-redes do Athletic voltou a destacar-se quatro minutos depois, ao negar o golo a Suárez, precisamente.
 
A melhor ocasião da equipa da casa na primeira parte tinha surgido logo aos 24 minutos, com Aduriz a cabecear ao lado.
 
Na primeira ocasião de perigo da segunda parte o Barcelona conseguiu aquele que seria o golo da vitória. Jordi Alba apareceu em velocidade na esquerda e serviu de primeira Suárez, esquecido no coração da área (53m).
 
O Barcelona voltou a estar perto do golo pouco depois, com um remate de Sergi Roberto ao poste (59m). Médio de raiz mas lançado para o lugar de Daniel Alves, no lado direito da defesa, o jovem espanhol fez uma exibição muito positiva.
 
A Athletic pressionou mais nos instantes finais, mas Ibai Gómez desperdiçou uma boa ocasião ao minuto 79, ao atirar ao lado depois de ter aparecido solto na área.
 
Messi apareceu a quatro minutos do fim com uma daquelas arrancadas, mas o remate saiu à figura de Gorka Iraizoz.