Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vale 149 milhões de euros, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Politécnica de Valência (UPV).

Os investigadores chegaram à conclusão utilizando o método AHP (Processo Hierárquico Analítico), que enquadra variáveis desportivas como os golos, os cartões amarelos e vermelhos e as assistências, bem como outras de caráter qualitativo, como a capacidade de liderança, a idade ou a contribuição para as vendas do seu clube.

Os registos de Ronaldo foram comparados com os do galês Gareth Bale (Real Madrid), o uruguaio Luis Suárez (FC Barcelona) e o espanhol Diego Costa (Chelsea), com o estudo a ter em conta os valores pagos pelas transferências dos mesmos.

No que diz respeito às variáveis desportivas, os investigadores avaliaram as estatísticas dos quatro avançados durante a presente temporada e a última, tanto nos campeonatos como na Liga dos Campeões. Após a comparação entre todos, Cristiano Ronaldo obteve os melhores resultados na média de golos por jogo, o segundo com mais assistências, atrás de Bale, e o terceiro com mais admoestações.

De acordo com os investigadores da UPV, o estudo poderá servir para calcular o preço de transferência de um futebolista, para selecionar o melhor jogador para cada posição e para melhorar a gestão dos plantéis.