Com o primeiro lugar entregue ao Bayern Munique e o segundo lugar entregue ao Leipzig, o principal destaque da última jornada da Bundesliga estava em perceber quem ficava em terceiro lugar e garantia entrada direta na Liga dos Campeões.

Borussia Dortmund e Hoffenheim eram os clubes a lutar por este objetivo, tendo no fim sorrido a formação de Dortmund: venceu em casa o Werder Bremen por 4-3 e segurou o último lugar do pódio. Até porque o Hoffenheim não saiu do nulo frente ao Augsburgo.

No Signal Iduna Park, o Borussia até começou por estar a perder, quando Junuzovic abriu o marcador. Reus e Aubameyang, porém, deram ao volta ao marcador.

Já no segundo tempo, nova reviravolta: Fin Bartels e Max Kruse colocaram o Werder Bremen a ganhar. Dois golos de penálti nos quinze minutos finais, apontados por Reus e Aubameyang, permitiram ao Dortmund vencer o jogo e apurar-se para a Champions.

Confira a classificação final da Bundesliga

Ora esta é uma boa notícia para o Sporting, que fica mais próximo de ser cabeça-de-série do sorteio. Se o Borussia tivesse ficado em quarto, e fosse obrigado a disputar o play-off, como tem melhor ranking da UEFA do que os leões, seria cabeça-de-série. Sendo o Hoffenheim, que tem pior ranking, as hipóteses de o Sporting o ser aumentam.

Destaque, de resto, para a vitória do Hamburgo em casa sobre o Wolfsburgo, por 2-1, que atirou o antigo clube de Bas Dost para o antepenúltimo lugar, obrigado a disputar o play-off de permanência: para já, ainda não tem a manutenção garantida.

O Wolfsburgo, refira-se, vai jogar o play-off com o Eintracht Braunschweig.

Uma referência final para o Bayern Munique. O já campeão alemão venceu em casa o Friburgo, por 4-1, num jogo carregado de emoção: marcou a despedida de Lahm e de Xabi Alonso dos relvados.

Os dois saíram, aliás, nos minutos finais, para o aplauso, tendo Xabi Alonso dado o lugar a Ribery aos 82 minutos e Lahm dado o lugar a Rafinha aos 87 minutos.

Já Renato Sanches não saiu do banco.

A vitória do Bayern Munique foi construída com golos de Robben, aos 2 min, Arturo Vidal, aos 74 min, Ribery e Kimmich, ambos nos descontos, enquanto Nils Petersen já tinha reduzido aos 76 minutos.

Feitas as contas, refira-se que o Bayern Munique foi campeão, sendo que Leipzig e Borussia Dortmund se juntam aos bávaros no lote de clubes com entrada direta na Champions. O Hoffenheim ficou em quarto e vai disputar o play-off da mesma Champions. Mais abaixo, Colónia e Hertha Berlim apuraram-se para a Liga Europa.

O Darmstadt e o Ingolstadt desceram à II Bundesliga, enquanto o Wolfsburgo vai disputar o play-off de manutenção com o Eintracht Braunschweig.