Emoções ao rubro na penúltima jornada da Liga espanhola, à partida com Barcelona e At. Madrid em igualdade pontual na frente da tabela e o Real Madrid na perseguição, a apenas um ponto. Muito diferente no fim dos 90 minutos. O At. Madrid perdeu na visita ao Levante e disse matematicamente adeus ao título. O Barça goleou no dérbi com o Espanhol (5-0) e mantém liderança, com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid, que venceu o Valencia por 3-2, num jogo em que Cristiano Ronaldo bisou. 

Numa penúltima ronda que teve todos os jogos à mesma hora ficou também selada a descida do Levante, apesar da vitória sobre o At. Madrid, bem como fechadas as contas do apuramento direto para as competições europeias: o Villarreal quarto, apesar da derrota frente ao Deportivo (que se salvou), o Celta Vigo e o At. Bilbao ficarão com o quinto e o sexto lugares.

O Sevilha, goleado pelo Granada de Ricardo Costa e Miguel Lopes, que com este resultado festejetou a manutenção, é sétimo, mas ainda tem mais duas vias para a Europa: se vencer a Liga Europa estará na Liga dos Campeões, depois ainda tem a final da Taça de Espanha, onde defronta o Barcelona.

Voltando à decisão do título, o At. Madrid foi quem entrou melhor, com Torres a inaugurar o marcador logo aos dois minutos. 

Mas no Camp Nou o Barça não perdeu tempo e, na marcação de um livre, Messi colocou os catalães em vantagem e repôs o equilíbrio de forças.

Em Madrid, o Real tinha pela frente o Valencia e os primeiros 20 minutos passaram sem grande história. Até Cristiano Ronaldo aparecer e inventar um belo golo. A bola veio de Marcelo, o português fez um raide e uma bela finalização, CR no seu melhor.

O Real estava longe de ter as coisas controladas e o Valencia esteve perto de empatar, numa oportunidade que acabou com um remate de Cancelo por alto.

Para o At. Madrid é que as coisas pioraram. Um grande cabeceamento de Casadesús, à meia hora, deu o empate ao Levante e fazia os colchoneros cairem para a terceira posição nesta luta a três por La Liga. Na bancada, o suspenso Diego Simeone suspirava.

Até ao intervalo apenas houve mais um golo na corrida para o título, no Bernabéu. Aos 42 minutos, um passe de Cristiano Ronaldo desencadeou a jogada, que apanhou Benzema em fora de jogo num primeiro remate, mas viu o francês chegar mesmo ao golo na insistência.

A segunda parte foi um passeio para o Barcelona. Suaréz apontou o segundo logo aos 51m e a partir daí os catalães construiram uma goleada, nada menos que 5-0. Com bis do uruguaio, que se adianta na corrida à Bota de Ouro, agora com 37 golos.

O segundo nno ranking de melhores marcadores das Ligas europeias é agora Cristiano Ronaldo. O capitão português não passaria pelo jogo sem mais um golo, um remate em estilo, lançado por James. Era o 3-1 para o Real Madrid, que nessa altura o Valencia já tinha reduzido, num golo de Rodrigo a passe de André Gomes.

O médio português entrou ao intervalo, quando saiu por seu lado Cancelo, e fica ligado ao jogo não apenas pelo lance do primeiro do Valencia, mas também pelo grande golo que marcou para o 3-2, um enorme remate sobre a esquerda.

No Real, Zidane tinha feito sair Cristiano para entrar Arbeloa, na sua despedida do Santiago Bernabéu, mas as coisas estavam longe de controlas. Só que ficaram mais complicadas para o Valencia com a expulsão de Rodrigo, aos 84 minutos, aparentemente por palavras ao árbitro.

Mas o Real segurou a vitória e manteve-se na luta até ao fim. Ao contrário do Atlético, que já em cima dos 90 minutos sofreria o golo que representa o adeus ao título. Um contra-ataque do Levante, com Rossi a bater Oblak, sentenciou o destino dos «colchoneros». Na bancada, ainda a cumprir castigo, Simeone descia, a expressão a assumir o fim da linha. 

Resta aos «colchoneros», claro, a final da Liga dos Campeões, que jogarão frente ao Real Madrid, a repetir a final de 2014. Quanto à luta pelo título, Barcelona e Real Madrid jogam na próxima ronda em casa de Granada e D. Corunha, respetivamente, duas equipas que chegam à última ronda tranquilas.

Veja aqui os resultados e classificação da Liga espanhola

Recorde aqui como foi a evolução dos marcadores e da classificação:

2m: há GOOOLLLLOOO no Levante-At. Madrid, marca Torres, 0-1! Colchoneros na frente nesta altura

8m: há GOOLLLOOO no Camp Nou! Messi de livre a dar vantagem ao Barça no dérbi. Barcelona-Espanhol, 1-0 e os catalães de novo na frente!

26m: GOOOLLLOOO no Bernabéu, Cristiano Ronaldo, um grande movimento, CR no seu melhor a adiantar os merengues num jogo pobre até agora! Real Madrid-Valencia, 1-0!

30m: GOOOLLLOOO, o Levante a empatar frente ao At. Madrid, 1-1! Um cabeceamento de Casadesus que faz por agora o Atleti cair para terceiro lugar!

37m: uma grande oportunidade para o Valencia no Bernabéu, com Cancelo a rematar por cima, o Barça muito perto do segundo no Camp Nou e o Atléti a tentar dar a volta ao Levante, com a primeira parte a correr para o fim

42m: GOOOLLLLOOOO de Benzema, 2-0 no Real Madrid-Valencia! Passe de Cristiano para Benzema, que parece em fora de jogo, a bola sobra depois de um primeiro remate, mas continua em jogo; depois de um último toque de Cancelo volta a sobrar para o francês, que bate Diego Alves!

INTERVALO nos três estádios. Resultados nesta altura: Barcelona-Espanhol, 1-0; Levante-At. Madrid, 1-1; Real Madrid-Valencia, 2-0. Por agora o Barça segue na frente com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid e dois sobre o Atlético (88-87-86).

51m: há GOOOLLLOOO no Camp Nou, Luis Suarez, 2-0 no Barcelona-Espanhol! O uruguaio a aumentar a vantagem no jogo e na corrida à Bota de Ouro, a finalizar um grande passe de Messi!

54m: GOOOLLLOOO no Bernabéu para o Valencia! Rodrigo faz o 2-1 frente ao Real Madrid, numa jogada que começou com um cruzamento de André Gomes, saído do banco ao intervalo (Cancelo saiu). Varane tenta o alívio mas põe a bola nos pés de Rodrigo, com Marcelo ainda a tentar tirá-la em cima da linha

58m: GOOOLLLOOOO de Cristiano Ronaldo! 3-1 no Real Madrid-Valencia, o português lançado por James a finalizar em estilo um rápido contra-ataque do Real Madrid! É o 33º golo do português em 35 jogos na Liga espanhola

61m: Luis Suárez, mais um GOOOLLLOOO do uruguaio, 3-0 no Barcelona-Espanhol! Um cabeceamento na área, e Suárez a bisar na partida

75m: GOOOLLLOOO do Barcelona, 4-0! Que golo caricato! O guarda-redes do Espanhol, Pau Lopez, deixa fugir a bola de baixo das mães e Rafinha, que tinha acabado de entrar, aproveita! 

75m: no estádio Ciudad de Valencia Griezmann esteve perto do golo, mas Mariño defende a bola. Nada feito ainda para o Atléti, que empata a um golo frente a uma equipa para quem a descida é quase inevitável!

79m: entra Arbeloa, ovacionado na sua despedida do Bernabéu; rende Cristiano Ronaldo, depois de mais uma grande exibição e dois golos do português

81m: há GOOOLLLOOO do Valencia, um grande grande remate sobre a esquerda de André Gomes a reduzir no Bernabéu, 3-2!

82m: GOOOLLLLOOO do Barcelona! Neymar finaliza após jogada coletiva e assistência de Suárez, 5-0!

84m: CARTÃO VERMELHO para Rodrigo no Real Madrid-Valencia. Avançado viu vermelho direto, aparentemente por palavras dirigidas ao auxiliar!

90m: GOOOLLLLO do Levante, Rossi faz o 2-1 frente ao At. Madrid e nesta altura os «colchoneros» fora da luta pelo título!

90+2m: APITO FINAL no Barcelona-Espanhol, 5-0! Catalães mantêm a liderança e, ao que tudo indica, vão aumentá-la!

90+3: APITO FINAL no Real Madrid-Valencia, 3-2! Merengues continuam a um ponto de distância da liderança a uma jornada do fim!

90+4: Arbeloa levantado em braços pelos companheiros de equipa e ovacionado pelo estádio

90+5: APITO FINAL no Levante-At. Madrid, 2-1! Atléti diz adeus ao título