O Chelsea voltou a descolar do Manchester City este sábado, com uma vitória, sem deslumbrar, sobre o Newcastle ( 2-0), em Stamford Bridge, tirando máximo proveito do empate que a equipa de Manuel Pellegrini concedeu diante do Everton ( 1-1) na visita a Goodison Park, numa ronda em que Markovic marcou e Nélsonm Oliveira estreou-se com a camisola do Swansea.

Começamos precisamente por Liverpool, onde o City escorregou depois de ter dominado boa parte do jogo, sob a batuta de David Silva. Stevan Jovetic e Jesus Navas a desperdiçarem oportunidades claras para abrir o marcador. O Everton, apesar de ter menos bola, acabou por criar as melhores oportunidades antes do intervalo, com destaque para uma grande defesa de Joe Hart a um remate de Lukaku e de uma bomba de Seamus Coleman que foi devolvida, com estrondo, pela barra.

A segunda parte começou mais equilibrada e, a quinze minutos do final, o City ganhou vantagem, com uma cabeçada de Fernandinho a um cruzamento de David Silva. Uma vantagem que não durou mais de quatro minutos, uma vez que Steven Naismith marcou logo a seguir, também de cabeça, depois de um impressionante impulso na sequência de um livre de Leighton Baines. Um empate que o City já não conseguiu desfazer até ao final do jogo.

Entretanto, em Stamford Bridge, o Chelsea, depois de duas jornadas sem vencer, ganhou vantagem mesmo em cima do intervalo, surpreendendo o Newcastle com a marcação rápida de um pontapé de canto que permitiu a Oscar abrir o marcador no primeiro remate dos Blues direcionado à baliza. Antes disso, o Newcastle já tinha tido oportunidades claras para ganhar vantagem, com destaque para um remate de Remy Cabella e um pontapé de Moussa Sissoko que foi ao ferro.

A verdade é que o Chelsea entrou estranhamente nervoso, mas foi crescendo ao logo do jogo, sobretudo depois de ter ganho vantagem. Já na segunda parte, os Blues pediram uma grande penalidade, por um alegado corte de Coloccini com o braço, mas o árbitro mandou seguir. O segundo golo da equipa de Mourinho acabou por chegar, à passagem da hora de jogo, com Oscar, de calcanhar, a destacar Diego Costa que trabalhou bem antes do remate para o 2-0. A partir daqui, a equipa londrina controlou o jogo e podia ter ampliado a vantagem, com destaque nova oportunidade clara de Diego Costa.

Com estes resultados, o Chelsea volta a destacar-se no topo da classificação, com mais dois pontos do que o City, enquanto o Manchester United, que este domingo recebe o Southampton, pode reduzir a diferença para o vizinho para nove pontos.

Nos jogos deste sábado, destaque ainda para a vitória do Liverpool no terreno do Sunderland (1-0), com um golo solitário do ex-benfiquista Markovic (9m), e para a estreia de Nélson Oliveira com a camisola do Swansea ( ver peça à parte).

Confira todos os resultados e a classificação da Prmeier League.