O mercado de verão 2019/20 tem João Félix como grande protagonista. Mas houve mais grandes negócios: foram três as mudanças que passaram a barreira dos 100 milhões e entraram para o top 10 das maiores transferências da história.

Aos 19 anos, João Félix deixou o Benfica para chegar ao At. Madrid com toda a expectativa que arrasta um negócio estimado em 126 milhões de euros. A maior transferência deste defeso e a quarta maior de sempre.

O jovem avançado português lidera uma lista, com dados recolhidos pela SofaScore para o Maisfutebol, a partir dos valores estimados pelo Transfermarkt, que tem mais dois pesos pesados a movimentar milhões na Liga espanhola. Antoine Griezmann foi do At. Madrid para o Barcelona por 120 milhões, no negócio que abriu caminho à contratação de Félix por valores semelhantes. E Eden Hazard trocou o Chelsea pelo Real Madrid por 100 milhões.

O top 10 tem de resto vários defesas, uma tendência deste mercado encabeçada por Harry Maguire, que trocou o Leicester pelo Manchester United por 87 milhões de euros, o defesa mais caro de sempre. Mas há ainda De Ligt, do Ajax para a Juventus por 85 milhões, Lucas Hernández, do At. Madrid para o Bayern por 80 milhões, e outro português a fechar a lista: João Cancelo, que deixou Turim para rumar ao Manchester United por 65 milhões de euros.

Houve clubes a abrir muito os cordões à bolsa: Hernández representa novo recorde de gastos numa contratação para o Bayern, tal como Nicolas Pépé para o Arsenal.